Esse site utiliza cookies
Primeira turma do curso de Tecnologia em Agroindústria realiza visitas técnicas em empresas da cidade
O recém-criado curso superior de Tecnologia em Agroindústria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Gurupi, iniciou suas atividades com a primeira turma no semestre de 2024.1. Para aliar os conhecimentos teóricos das disciplinas de Gestão/Planejamento, Introdução à Agroindústria e Química Ambiental, os acadêmicos participaram de visitas técnicas ao longo do semestre.
Em abril de 2024, os estudantes visitaram a Empresa Arroz Bom de Gosto, na unidade de Gurupi-TO. Recepcionados pelo Gestor de Manutenção, Engenheiro Mecânico Eli José de Santana Júnior, e acompanhados pela Professora Drª. Carla Jovania Gomes Colares, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer toda a planta de beneficiamento do arroz. Eles observaram as etapas de limpeza, descascamento, separação, brunimento, homogeneização, classificação, embalagem e expedição do produto.
No mês de junho de 2024, a turma visitou a Empresa IKIGAI, no Distrito Agroindustrial de Gurupi-TO, para conhecer a criação e beneficiamento de tilápias. A visita foi acompanhada pelos Professores Dr. Lucas Samuel Soares dos Santos, Drª. Carla Jovania Gomes Colares e Drª. Thayse Cavalcante da Rocha. A proprietária da IKIGAI, Drª. Marise Suzuki, apresentou toda a estrutura de criação de tilápias e explanou sobre o manejo dos peixes, abordando temas como fonte e qualidade da água, exigências alimentares e fornecedores de insumos.
Ainda em junho de 2024, a Professora Drª. Grasiele Soares Cavallini conduziu uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) da BRK Ambiental em Gurupi-TO. Com o acompanhamento da equipe da concessionária de saneamento básico, os alunos conheceram as etapas do tratamento da ETA, incluindo captação, adução, coagulação, floculação, dupla filtração, desinfecção, fluoretação, controle de qualidade e distribuição da água.
Os professores enfatizaram que essas visitas técnicas são fundamentais para a formação tecnológica dos alunos, destacando a importância das diversas possibilidades de atuação profissional nas áreas específicas do curso superior de Tecnologia em Agroindústria.