Esse site utiliza cookies
Podcast com procuradoras federais aborda conceitos sobre assédio moral e sexual no ambiente universitário
Já está disponível para visualização e compartilhamento o podcast da campanha Assédio não passa, realizado com as procuradoras federais Daniela Gonçalves e Carliane Carvalho, com mediação da servidora Luani Coelho, da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. A campanha é desenvolvida por meio de parceria entre a Ouvidoria, Progedep e Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e reforça o compromisso com a promoção de um ambiente institucional seguro, ético e respeitoso. O podcast pode ser conferido no canal da UFTTV.
O objetivo da campanha é promover a conscientização, prevenção e enfrentamento ao assédio moral, sexual e à discriminação no ambiente de trabalho e acadêmico. A campanha é alinhada também ao agosto lilás, em referência à luta nacional contra a violência contra a mulher.
As procuradoras Daniela e Carliane são referências nacionais em temas como Direito Público e Políticas de Enfrentamento ao Assédio. Ambas destacaram a importância de debater o assédio como manifestação de violência e corrupção institucional, apontando para os impactos graves que essas condutas podem causar tanto nas vítimas quanto nas instituições. O diálogo destacou, ainda, o papel da legislação vigente, como a Lei 8.112/1990 e a Lei 14.540/2023, e enfatizou a necessidade de medidas que garantam acolhimento, segurança e incentivo à denúncia dentro das instituições.
Elas trouxeram conceitos essenciais para o entendimento das diferentes formas de assédio, como o moral (que pode ser vertical, ascendente ou horizontal), e o assédio sexual, que apesar de acontecer muitas vezes na penumbra, deve ser combatido com rigor e tolerância zero. A conversa também ressaltou o papel transformador da universidade ao promover a disseminação de conhecimento e a formação de multiplicadores para ampliar o alcance das ações de enfrentamento. Além disso, foi destacado o suporte que será ofertado pela Ouvidoria da Mulher da UFT como canal de acolhimento e denúncia, reforçando a segurança e o sigilo necessários para proteger as vítimas e garantir a integridade do processo investigativo.
Confira, abaixo, a íntegra do podcast:
