Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Pesquisador da UFT desenvolve painel para monitoramento de redes sociais
    UNITEC 2019

    Pesquisador da UFT desenvolve painel para monitoramento de redes sociais


    Por  cynthia_barreto  | Publicado em 04/10/2019 - 15:05  | Atualizado em 13/05/2024 - 21:06
    Compartilhe:

    Sistema denominado de Gnos trabalha com inteligência artificial que faz uma análise qualitativa dos comentários e interações de usuários de redes sociais

     Já pensou em qualificar e quantificar suas interações nas redes sociais de maneira simples e eficaz? O pesquisador Rogério Nogueira, que é analista em tecnologia da informação, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desenvolveu o Gnos que é um painel de monitoramento web, que faz análises de dados das redes sociais para composição de indicadores. Esse produto está em exposição na II Unitec das 17h às 22h, até o próximo sábado (05), no Centro de Convenções Arnoud Rodrigues.

    A finalidade do Gnoss é avaliar o impacto das postagens em um determinado grupo de usuários da rede social onde ocorreu a postagem. Ele coleta um conjunto de informações e expõem na forma gráfica interativa, para facilitar a visualização de quem monitora determinada perfis de redes sociais. O sistema foi desenvolvido para o Instagram, mas pode ser adequado a diversas outras. 

    Inteligência Artificial

     Uma das vantagens do Gnos é que seus indicadores, que compões o painel, são atualizados em tempo real, com base na analise dos dados extraídos diretamente das ultimas postagens de um determinado usuário de uma rede social. Para isso o programa trabalha com Inteligência Artificial.

     Exatamente por meio de uma inteligência artificial o sistema consegue fazer uma análise quantitativa partir de dados quantitativos, como por exemplo reconhecer se um comentário do usuário é relacionado ao sentimento da pessoa (se esta está feliz, triste, com raiva, medo ou surpreso). Também faz uma análise se o comentário é positivo ou negativo.

    De acordo com o desenvolvedor do Gnos, a proposta deste “painel de monitoramento” é visualizar indicadores em tempo real de sentimento das pessoas que consomem produtos comunicacionais nas redes sociais e fornecer esses dados aos gestores de redes sociais. “Pode ser usado para conter uma crise comunicacional, como por exemplo, alerta que possam causar danos à imagem de uma instituição”, esclarece.

    Mas qual o público deste sistema? A resposta é simples, empresas, instituições públicas, organizações não governamentais (Ongs), e pessoas que administram redes sociais e tem necessidade de monitorar suas informações.


    Tags:  Home,  Unitec 2019.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.