Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Pesquisa de egresso do mestrado em Ciências da Saúde recebe menção honrosa em evento sobre saúde pública
    RECONHECIMENTO

    Pesquisa de egresso do mestrado em Ciências da Saúde recebe menção honrosa em evento sobre saúde pública

    O trabalho de Plácido Lúcio Rodrigues Medrado analisou o impacto das habilidades sociais na adesão ao tratamento de pacientes com dependência de álcool atendidos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) de Palmas

    Por  daniela.camargos  | Publicado em 12/12/2024 - 16:27  | Atualizado em 12/12/2024 - 16:56
    Compartilhe:

    O egresso do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Plácido Lúcio Rodrigues Medrado, foi reconhecido com uma menção honrosa na IV Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. O evento, promovido pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), aconteceu de 2 a 4 de dezembro de 2024, com o objetivo de promover discussões e compartilhar saberes voltados ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

    A pesquisa de Plácido, intitulada "Habilidades Sociais e Adesão ao Tratamento de Pacientes com Dependência Alcoólica Acompanhados no CAPS AD III de Palmas/TO", foi orientada pela professora Leila Rute Oliveira Gurgel do Amaral e coorientada pela professora Talita Buttarello Mucari, ambas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS). Realizado entre 2023 e 2024 no CAPS AD III de Palmas, o estudo investigou fatores relacionados às habilidades sociais de pacientes com dependência de álcool que influenciam sua adesão ao tratamento.

    A pesquisa revelou que dos 40 participantes, a maioria era do sexo masculino (82,5%) e tinha entre 31 e 59 anos (85%). A maior parte se identificou como pessoa parda (75%) e 37,5% relatou o uso diário de álcool nos últimos seis meses. Em relação à adesão ao tratamento, mais da metade dos pacientes (57,5%) não seguiu o tratamento proposto. Além disso, 55% dos participantes apresentaram dificuldades nas habilidades sociais.

    De acordo com Plácido, o trabalho reforça a importância de os profissionais de saúde mental estarem atentos a essas questões para oferecer um atendimento integral ao paciente, alinhado aos princípios do SUS. Ele destacou que a menção honrosa representa o reconhecimento do esforço, dedicação e cuidado ético empreendidos na pesquisa.

    "A pesquisa científica realizada com os pacientes com dependência de álcool mostrou a importância de compreender os fatores que impactam a adesão ao tratamento para o alcoolismo. Receber a menção honrosa da IV Mostra da Fesp de Palmas/TO reforça todo o empenho, dedicação e cuidado ético que nós, pesquisadores, dispomos durante todo o processo da pesquisa", afirmou Plácido.

    Plácido Lúcio Rodrigues Medrado e a presidente da Comissão Científica da Mostra Científica, professora Patrícia Nomellini (Foto Divulgação).jpg
    Menção honrosa recebida por Plácido Lúcio Rodrigues Medrado (Foto Divulgação).jpg
    Plácido Lúcio Rodrigues Medrado apresenta sua pesquisa na IV Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (Foto Divulgação).jpg


    Tags:  PPGCS,  Pós-graduação,  Pesquisa,  Menção honrosa.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.