Esse site utiliza cookies
Projeto de Extensão Canteiro Modelo promove seminário sobre revitalização dos centros históricos tombados em Porto Nacional
No dia 28 de maio, a partir das 15h, na Avenida Presidente Kennedy, em Porto Nacional, o Projeto Canteiro Modelo realiza o seminário Centros Históricos e Vida Urbana: É possível desenvolver atividades que animem e deem vida aos centros históricos tombados?. O evento tem como objetivo promover uma reflexão sobre o papel dos centros históricos nas dinâmicas urbanas contemporâneas, debatendo alternativas para sua revitalização por meio de ações culturais, sociais e econômicas que estimulem o uso e a valorização desses espaços.
Conforme o cordenador do projeto de extensão Canteiro Modelo de Conservação, Bruno Carrilho, pesquisadores têm realizado um trabalho de diagnóstico e proposição de soluções voltadas à preservação do patrimônio cultural nas cidades históricas de Porto Nacional e Natividade. "O seminário está sendo coordenado pelo professor Marcos Antonio dos Santos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e envolve levantamentos sociais, econômicos e culturais que identificam os principais fatores que ameaçam a conservação desses espaços. Após mais de um ano de estudos e diálogo com as comunidades locais, o projeto entra agora na fase de devolutiva, apresentando os resultados e propostas desenvolvidos a partir das demandas e realidades identificadas em campo", pontuou.
O seminário é aberto a toda a comunidade, com um convite especial direcionado a representantes da sociedade civil, agentes políticos locais e demais lideranças comunitárias. A proposta é apresentar as conclusões do trabalho desenvolvido pelo Projeto Canteiro Modelo e incentivar que esses atores sociais se apropriem dos dados e propostas discutidos, contribuindo para a transformação da realidade dos centros históricos de Porto Nacional e Natividade.