Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    No primeiro Consuni da gestão, a reitora Maria Santana reforça compromissos e projeta uma UFT mais inclusiva
    INSTITUCIONAL

    No primeiro Consuni da gestão, a reitora Maria Santana reforça compromissos e projeta uma UFT mais inclusiva

    A gestora anunciou medidas voltadas à inovação, internacionalização e diálogo com os câmpus, incluindo revisões participativas do estatuto e regimento geral

    Por  Samuel Lima |  | Publicado em 09/10/2025 - 19:11  | Atualizado em 09/10/2025 - 20:44
    Compartilhe:

    Durante a realização da primeira reunião do Conselho Universitário (Consuni) - na última quarta-feira (8) - a reitora da UFT, professora Dr.ª Maria Santana, em seu discurso de abertura, destacou os compromissos que terá à frente da instituição e projetou uma UFT mais inclusiva, pautada no diálogo, na valorização das pessoas e na integração entre ensino, pesquisa e extensão."

    A reitora Maria Santana (c) ao lado do vice-reitor Marcelo Leineker (d) e do servidor Emerson Denicoli (e) - Foto: Daniel dos Santos/Sucom
    A reitora Maria Santana (c) ao lado do vice-reitor Marcelo Leineker (d) e do servidor Emerson Denicoli (e) - Foto: Daniel dos Santos/Sucom

    Maria Santana foi nomeada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e a vigência de seu mandato de quatro ano teve início no dia 14 de setembro. O Consuni do último dia 8 foi o primeiro de sua gestão. Participam do Consuni, que será presidido pela reitora, o vice-reitor Marcelo Leineker, titulares das pró-reitorias e das cinco direções de câmpus, além de representantes das categorias (discentes, técnicos administrativos e docentes).

    Em sua fala, Maria Santana ressaltou a importância de “garantir que as políticas definidas no PDI e aprovadas nesse Conselho cheguem à sala de aula, se tornem práticas concretas e transformem realidades” e defendeu que “a UFT é feita por, para e com os estudantes”, destacando ingresso, permanência e combate à evasão como princípios estruturantes. Também enfatizou o papel estratégico da instituição para o desenvolvimento sustentável do Tocantins e da Amazônia Legal, além de fortalecer a formação cidadã e a defesa da vida.

    A gestora anunciou medidas voltadas à inovação, internacionalização e diálogo permanente com os câmpus, incluindo revisões participativas, reestruturação administrativa e acadêmica para melhoria de processos e ampliação da captação de recursos. “Vamos valorizar as pessoas e fortalecer as relações humanas com políticas que promovam o bem viver, o diálogo, a equidade e a inclusão”, afirmou, defendendo uma gestão mais próxima, democrática e orientada para resultados. Segundo a reitora, a crítica construtiva será bem-vinda, pois “é sinal de maturidade e contribui para o fortalecimento institucional”.

    Além dos informes, a reunião do Consuni deliberou sobre diversos assuntos, desde referendos e prestações de contas de projetos a planos e projetos diversos das áreas de ensino/pesquisa/extensão, auditoria interna e outros assuntos de cunho administrativo.


    Tags:  Reitoria,  Consuni,  Gest´ão Superior.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.