Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Museu das Águas Brasileiras proporciona uma viagem ao patrimônio hídrico do Brasil
    MEIO AMBIENTE

    Museu das Águas Brasileiras proporciona uma viagem ao patrimônio hídrico do Brasil

    Descubra o Museu das Águas Brasileiras: um espaço virtual que destaca a conexão entre água, cultura e conservação.

    Por  Milena Botelho (Fapto) | Edição: Denise Neves e Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 20/09/2024 - 01:09  | Atualizado em 20/09/2024 - 11:58
    Compartilhe:

    O primeiro Museu das Águas Brasileiras, que funciona em um ambiente virtual bastante interativo, convida a todos os leitores a conhecerem mais sobre a água, sua  preservação e as conexões dela com o patrimônio natural e cultural do Brasil. Todo o conteúdo disponível no Museu pode ser apreciado através do portal da UFT, neste link (https://palmas.uft.edu.br/museudasaguasbrasileiras/)

    Desde maio de 2023, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente (Ciamb), em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) e a Alcoa Foundation, tornou público o espaço virtual. O Museu é apoiado pela Rede Global de Museus da Água (WAMUNET/https://www.watermuseums.net/), uma organização endossada pelo Programa Hidrológico Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

    De acordo com a diretora do Museu, professora Liliana Naval, que atua no Ciamb, o ambiente virtual serve como mais um centro de preservação e divulgação de diversas conexões com a água e sua relevância. “Nos conteúdos que o espaço apresenta, buscamos reforçar a importância das técnicas ancestrais, legados e conhecimentos tradicionais na promoção de diferentes heranças e valores relacionados com a água. Apresenta ainda, exemplos de soluções baseadas na natureza e tecnologia de desperdício zero”, pontuou a pesquisadora.

    Liliana conta que o Museu tem como uma das funções, conscientizar sobre a água por meio da Rede, promovendo a troca de experiências e melhores práticas e inspirando novas percepções e atitudes em relação à água.

    “A localização do Museu no Estado do Tocantins é estratégica por se tratar de uma região contida por dois grandes afluentes do rio Amazonas (rios Tocantins e Araguaia), com ecossistemas e reservas hídricas (inclusive subterrâneas) pródigas, mas ameaçadas, principalmente pelo avanço do agronegócio e da mineração, e uma população urbana em expansão”, revela a diretora.

    Para visitar o Museu basta acessar este endereço (https://palmas.uft.edu.br/museudasaguasbrasileiras/) ou entrar no perfil @museudasaguasbrasieliras para conhecer um pouco mais sobre os conteúdos produzidos lá.


    Tags:  Museu da Água,  Fapto,  PPGCiamb.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.