Esse site utiliza cookies
Movendo as peças da transformação: Projeto de Extensão da UFT leva xadrez às comunidades
O projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), "Liga Acadêmica de Xadrez 2024 - Desenvolvendo a Sociedade Através do Xadrez", tem se destacado na extensão universitária da UFT. Com o intuito de promover interações sociais e integração entre alunos, servidores e a comunidade externa, o projeto desenvolve oficinas de xadrez, incentiva a participação em torneios locais e divulga o esporte, aumentando a visibilidade e o interesse pelo xadrez, além de promover o desenvolvimento acadêmico e social de crianças, jovens e adolescentes, incentivando o estudo e a prática do jogo.
Cadastrado na Pró-reitoria de Extensão (Proex), o projeto é um dos contemplados no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) 2024, e conta com a participação de mais de 200 pessoas, incluindo alunos que participam da disciplina de prática extensionista, membros da Liga de Xadrez da UFT e alunos das escolas beneficiadas com as ações. O projeto também é apoiado por parcerias importantes com a Escola João Paulo II, a Federação Tocantinense de Xadrez e o Labtec3D.
Para o coordenador do projeto, Tanilson Dias dos Santos, os alunos da UFT envolvidos no projeto mostram grande interesse nas ações: "Semanalmente, os alunos preparam atividades relacionadas ao xadrez e as apresentam nas escolas que recebem o projeto. Além disso, há a atividade semanal da Liga de Xadrez na lanchonete da universidade. Aos sábados, o projeto oferece o 'Xadrez Kids', uma atividade dedicada ao ensino de xadrez para crianças, incentivando o desenvolvimento de novos talentos desde cedo. Notamos também um aumento no interesse dos alunos pela universidade, que agora oferece mais oportunidades além do estudo e da pesquisa," destacou.