Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Mestrando em Educação apresenta pesquisa sobre avaliação na Educação Física Escolar
    PESQUISA

    Mestrando em Educação apresenta pesquisa sobre avaliação na Educação Física Escolar

    Estudo destaca práticas avaliativas e o papel dos adolescentes na formação escolar

    Por  Daniela Freire e Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 01/07/2024 - 17:19  | Atualizado em 16/07/2024 - 11:48
    Compartilhe:

    O mestrando em educação Avelino Soares Barbosa apresentou, na última sexta-feira (27), parte de sua dissertação no “III Encuentro de Estudios em Deporte”, promovido pela Universidad de la República - Uruguai (UDELAR). Sua pesquisa, intitulada “Contribuições das fanfictions, quadrinhos e tirinhas para a avaliação do basquete na educação física escolar”, tem como objetivo explorar práticas avaliativas concretas no cotidiano escolar, considerando como os alunos aplicam o que aprendem em educação física, especialmente no contexto da categoria geracional dos adolescentes.

    Além de Avelino, a pesquisa também é assinada pelas bolsistas de Iniciação Científica Layandra Viana de Sousa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e Bruna Lopes da Silva, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt), que fazem parte do projeto de pesquisa vinculado ao Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (GIPEF), localizado no Câmpus de Miracema. Durante a apresentação, estudantes, mestres e doutores de universidades brasileiras, argentinas e uruguaias participaram da mesa.

    Avelino destaca a importância desse trabalho para sua formação como pesquisador e futuro mestre e para sua atuação como docente.

    "Esse trabalho potencializou minha formação, não só enquanto pesquisador e futuro mestre, mas também como docente. Pois agora percebo que é preciso assumir os jovens como protagonistas de sua formação, trazer eles para o centro da pesquisa. Eles têm vontade, tem desejos, tem talentos que, por vezes, passam despercebidos pela escola", afirma..

    Ele ressalta agradecimentos à Universidade Federal do Tocantins (UFT) e à Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc) por apoiarem sua jornada acadêmica, permitindo que ele se licenciasse para focar nos estudos e viabilizando a pesquisa. Avelino também expressa gratidão à unidade educacional, aos professores e às crianças parceiras da pesquisa e ao seu orientador, prof. Dr. Marciel Barcelos.


    Tags:  Mestrado,  Pesquisa cientifica,  CNPq,  Fapto,  Miracema,  PPGPE,  Propesq.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.