Esse site utiliza cookies
Laboratório de Microbiologia de Alimentos da UFT apresenta seis trabalhos no 33º Congresso Brasileiro de Microbiologia
O Laboratório de Microbiologia de Alimentos (LMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), vinculado ao Curso de Engenharia de Alimentos e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), marcou presença no 33º Congresso Brasileiro de Microbiologia (CBM), realizado entre os dias 25 e 28 de outubro de 2025, em Aracaju (SE).
Considerado um dos principais eventos científicos nacionais da área, o CBM reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas regiões do país, tendo como tema central “A Microbiologia no Contexto das Mudanças Climáticas e da Inteligência Artificial”. A programação também contou com o 1º Food Micro Latino, evento satélite voltado à Sustentabilidade e Segurança dos Alimentos, promovido pela Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM) e pela Associação Brasileira de Proteção aos Alimentos (Brafp), em parceria com a Icfmh.
Durante o congresso, o LMA/UFT apresentou seis trabalhos científicos desenvolvidos por seus pesquisadores: “Potencial Biotecnológico do Buriti e Saccharomyces cerevisiae Autóctone do Cerrado na Produção de Cerveja Artesanal”, “Produção de Micoproteína por Fungos Filamentosos Amazônicos Utilizando Resíduos Agroindustriais”, “Aplicação de Amido de Solanum lycocarpum na Conservação de Cenouras Minimamente Processadas”, “Antagonistic Activity of Amazonian Yeasts Against Listeria monocytogenes”, “Fermentation Potential of a Wild Saccharomyces cerevisiae Strain From the Brazilian Cerrado in the Production of Pure Malt Beer” e “Susceptibility of Listeria monocytogenes Isolates from Ready-To-Eat Foods in Tocantins, Brazil, to Antimicrobials”.
Os trabalhos foram apresentados pela professora Claudia Cristina Auler do Amaral Santos, pelo doutorando Antônio José de Sousa Caminha e pelo pós-doutorando Albert Lennon L. Martins, todos vinculados ao PPGCTA/UFT.