Esse site utiliza cookies
Jornada de Educação em Miracema debate saberes e conhecimentos indígenas
Nos dias 20 e 21 de maio, o Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Câmpus de Miracema – realizou a Jornada de Educação, evento em comemoração ao Dia da Pedagoga e do Pedagogo. Com o tema “Pedagogia, epistemologias indígenas e saberes na universidade!”, o encontro promoveu reflexões sobre o papel da universidade na valorização e integração dos saberes tradicionais indígenas.
A abertura solene contou com a presença da nova direção do Câmpus, representada pelo professor Ladislau Ribeiro do Nascimento (diretor) e pela professora Luciane Silva de Souza (vice-diretora). Também estiveram presentes a coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Kethlen Leite de Moura-Berto, a coordenadora do evento, professora Juliana Chioca Ipólito, e o representante discente Mateus Dias Matos.
A conferência de abertura teve como tema “O processo de ensino e aprendizagem do estudante indígena na universidade”, ministrada pelo professor Odair Giraldin da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com comentários do professor Valteir Tpêkru Xerente, da professora Edite Smikidi da Mata de Brito e do professor Domingos Xerente.
O ponto central da jornada foi o diálogo intercultural, promovendo o debate entre estudantes, docentes, técnicos e representantes da comunidade interna e externa. Para valorizar a diversidade linguística, dois estudantes conduziram o cerimonial em língua portuguesa e Akwe Xerente.
A programação contou com rodas de conversa e exibição de filmes voltados à temática indígena. No encerramento, o professor Adailton Alves da Silva, diretor de Educação Escolar Indígena da Faculdade Intercultural Indígena (Faindi), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), ministrou uma palestra sobre os fundamentos e conceitos do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena da própria Faindi.
Com informações de Marcio Bernardes de Carvalho