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IV Seminário de História das Ideias Linguísticas será realizado no Câmpus de Porto Nacional
Ocorrerá no dia 27 de novembro, das 14h às 18h, no Câmpus de Porto Nacional, o IV Seminário de História das Ideias Linguísticas (HIL). O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos da Linguagem (NEL) e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), com apoio do Programa de Apoio a Eventos no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Paep-Capes). As inscrições serão feitas no local. Todos os participantes receberão certificado de presença. Haverá ainda sorteio de livros durante a programação.
Para José Edicarlos de Aquino, professor da UFT e coordenador do NEL, o objetivo do seminário é fortalecer a área de HIL no Tocantins e na região Norte. “Queremos aproximar pesquisadores experientes de nossos estudantes de graduação e pós-graduação e estimular pesquisas sobre questões linguísticas próprias do Norte do Brasil. A História das Ideias Linguísticas desperta interesse do público em geral porque dialoga com temas culturais, históricos e sociais, além de contribuir para o desenvolvimento de uma área estratégica da Linguística”, explica.
O professor ressalta ainda que, historicamente, os estudos em HIL concentram-se principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. O seminário da UFT busca ampliar o diálogo acadêmico e promover trocas que fortaleçam a pesquisa linguística na região. O Seminário reunirá pesquisadores de diversas instituições brasileiras, incluindo Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia (UFPR), Joyce Palha Colaça (UFS), Thaís de Araujo da Costa (Uerj) e Phellipe Marcel da Silva Esteves (UFF).
A área de História das Ideias Linguísticas surgiu no Brasil na década de 1980, com projetos pioneiros da Unicamp e da USP, e desde então expandiu-se para diferentes regiões do país. O campo de estudo analisa a presença e os deslocamentos da tradição linguística ocidental no Brasil, o contato do português com línguas indígenas, africanas e de imigração europeia, além dos processos de diferenciação entre o português do Brasil e de Portugal. Também investiga como instituições como escola, igreja, imprensa e academias influenciaram a organização da nação e as relações entre língua e política.