Esse site utiliza cookies
III Seminário do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia/Tocantins mobiliza debate sobre meio ambiente, política e COP 30 na UFT
Nos dias 10 e 11 de setembro, foi realizado no Câmpus de Palmas o III Seminário do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia (Legal/TO), organizado pela equipe do laboratório no Tocantins. O evento reuniu a comunidade acadêmica para discutir temas relacionados ao meio ambiente, política e à COP 30.
O Legal/TO é coordenado pela professora Cynthia Miranda (Ppgciamb/Ppgcom) e conta com a participação da professora Liana Vidigal (Ppgcom), da doutoranda Albertina Vieira (Ppgcom/UFPA), da doutoranda Vânia Ferreira (Ppgciamb) e do mestre Cristiano Viana. Durante o seminário, o grupo apresentou os resultados da pesquisa “Governança policêntrica, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia”, desenvolvida no âmbito da Iniciativa Amazônia+10, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT).
Além da apresentação da pesquisa, o evento contou com a mesa-redonda intitulada “COP 30 – Amazônia Legal na COP 30: o papel da ciência amazônida”, que teve a participação da professora Luci Teston (Universidade Federal do Acre – UFAC), do professor Raimundo França (Universidade Estadual do Mato Grosso – Unemat), do professor Carlos Augusto Souza (Universidade Federal do Pará – UFPA) e da professora Suyene Rocha (Universidade Federal do Tocantins – UFT).
Para a professora Luci Teston, debater as questões ambientais e políticas da Amazônia a partir de pesquisas realizadas por cientistas da própria região é fundamental para compreender as especificidades de cada estado. Segundo ela, essas particularidades ambientais, sociais, econômicas e culturais influenciam diretamente a produção científica, a inovação e o desenvolvimento sustentável.
Já a professora Cynthia Miranda destacou que o levantamento contínuo de dados e a produção de boletins técnicos sobre política e meio ambiente em todos os estados da Amazônia Legal, realizados pelo Legal, buscam incidir na dinâmica social local. A proposta, segundo ela, é contribuir para a ampliação da massa crítica de indivíduos, grupos e organizações da sociedade civil, fortalecendo a participação política e cidadã de forma qualificada.
Mais informações e produções do Legal podem ser acessadas no site: https://legal-amazonia.org/.