Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    III Seminário do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia/Tocantins mobiliza debate sobre meio ambiente, política e COP 30 na UFT
    DEBATE

    III Seminário do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia/Tocantins mobiliza debate sobre meio ambiente, política e COP 30 na UFT

    Evento realizado no Câmpus de Palmas apresentou resultados de pesquisa sobre mudanças climáticas e discutiu os desafios da Amazônia Legal rumo à COP 30

    Por  Sarah Tamioso  | Publicado em 12/09/2025 - 12:19  | Atualizado em 12/09/2025 - 15:47
    Compartilhe:

    Nos dias 10 e 11 de setembro, foi realizado no Câmpus de Palmas o III Seminário do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia (Legal/TO), organizado pela equipe do laboratório no Tocantins. O evento reuniu a comunidade acadêmica para discutir temas relacionados ao meio ambiente, política e à COP 30.

    O Legal/TO é coordenado pela professora Cynthia Miranda (Ppgciamb/Ppgcom) e conta com a participação da professora Liana Vidigal (Ppgcom), da doutoranda Albertina Vieira (Ppgcom/UFPA), da doutoranda Vânia Ferreira (Ppgciamb) e do mestre Cristiano Viana. Durante o seminário, o grupo apresentou os resultados da pesquisa “Governança policêntrica, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia”, desenvolvida no âmbito da Iniciativa Amazônia+10, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT).

    Além da apresentação da pesquisa, o evento contou com a mesa-redonda intitulada “COP 30 – Amazônia Legal na COP 30: o papel da ciência amazônida”, que teve a participação da professora Luci Teston (Universidade Federal do Acre – UFAC), do professor Raimundo França (Universidade Estadual do Mato Grosso – Unemat), do professor Carlos Augusto Souza (Universidade Federal do Pará – UFPA) e da professora Suyene Rocha (Universidade Federal do Tocantins – UFT).

    Para a professora Luci Teston, debater as questões ambientais e políticas da Amazônia a partir de pesquisas realizadas por cientistas da própria região é fundamental para compreender as especificidades de cada estado. Segundo ela, essas particularidades ambientais, sociais, econômicas e culturais influenciam diretamente a produção científica, a inovação e o desenvolvimento sustentável.

    Já a professora Cynthia Miranda destacou que o levantamento contínuo de dados e a produção de boletins técnicos sobre política e meio ambiente em todos os estados da Amazônia Legal, realizados pelo Legal, buscam incidir na dinâmica social local. A proposta, segundo ela, é contribuir para a ampliação da massa crítica de indivíduos, grupos e organizações da sociedade civil, fortalecendo a participação política e cidadã de forma qualificada.

    Mais informações e produções do Legal podem ser acessadas no site: https://legal-amazonia.org/.

    III Seminário do Laboratório de Estudos Geopolíticos da AmazôniaTocantins (1).jpeg
    III Seminário do Laboratório de Estudos Geopolíticos da AmazôniaTocantins (3).jpeg
    III Seminário do Laboratório de Estudos Geopolíticos da AmazôniaTocantins (2).jpeg


    Tags:  Ciamb,  Propesq.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.