Esse site utiliza cookies
II Seminário dos ODSs discute perspectivas político-pedagógicas para a formação
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) promove, nos dias 16 e 17 de outubro de 2024, o II Seminário sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o tema "Perspectivas Político-Pedagógicas para a Formação". O evento faz parte do compromisso da UFT com a Agenda 2030, integrando os ODS em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025. O seminário será um espaço para discutir, divulgar e fortalecer ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, com foco na formação acadêmica crítica e transformadora.
A pró-reitora de Extensão da UFT, Maria Santana Milhomem, destacou a importância do evento no atual cenário de desafios globais: "Esse é o segundo seminário dos ODSs na Universidade e é um evento super importante porque nós estaremos discutindo e apresentando ações ligadas aos ODSs. Para a UFT, é um compromisso essencial, especialmente com a aproximação da COP 2025, discutir as questões climáticas, o bem-estar social e a educação."
O seminário reunirá estudantes, professores, técnicos, pesquisadores e profissionais de diversas áreas para debater como a universidade pode integrar os ODS aos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de graduação e pós-graduação. Também serão apresentadas iniciativas de ensino-serviço que utilizam os ODS como ferramenta para o desenvolvimento local e regional sustentável.
Além de sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade civil sobre a importância dos ODS, o evento promoverá a socialização de projetos de extensão e ensino da UFT e de outras instituições. "A UFT já trabalha com o PDI ligado aos ODS, além de atividades e projetos de extensão que envolvem todos os câmpus. Professores, técnicos e estudantes terão a oportunidade de apresentar suas ações, ao lado de experiências de outras universidades", explicou Milhomem.
A programação inclui mesas-redondas, palestras e a divulgação do Prêmio ODS Educação, que premiará iniciativas alinhadas aos ODS. O seminário é aberto à comunidade acadêmica e à sociedade civil, e as discussões visam fortalecer a relação da universidade com a sociedade e promover o desenvolvimento sustentável em nível local e regional.