Esse site utiliza cookies
I Qualifica UFT é aberto ao público
“Professor é a profissão mais importante do mundo”, afirmou Carita Prokki, uma das palestrantes da Universidade de Tampere, na Finlândia, que esteve na abertura do "I Qualifica UFT - metodologias inovadoras de ensino". O evento visa à qualificação de professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), mas também é aberto ao público por meio das vagas remanescentes nas oficinas.
O primeiro Qualifica foi aberto com a palestra "Educação Finlandesa e Pedagogia do Século XXI", ministrada pelas palestrantes convidadas Carita Prokki e Virpi Maarit Heinonen. Na ocasião, elas apresentaram os diferenciais da educação na Finlândia, onde a educação é pública e de qualidade para todos, com igualdade e equidade de ensino e oportunidades que vão desde a primeira infância até a formação. No país, segundo as palestrantes, o foco nos professores também é muito grande e todos os níveis (tanto da educação básica, como nas universidades) possuem mestrado.
Ao discorrerem sobre pedagogia no Século XXI elas fizeram uma provocação a todos os professores presentes e aos que estavam assistindo a palestra online. “Precisamos buscar por mudanças!”. Virpi explicou que há mais de 800 mil anos a forma de ensinar tem sido bem parecida, professores na frente, alunos em fileiras e “caixinhas” de conteúdos que não conversam entre si e são pouco aplicados no dia a dia do aluno, mas o mundo e os profissionais da educação também precisam mudar.
Para isso, elas reconhecem que mudanças são difíceis, que nada é fácil na educação, mas que é preciso pensar em equipe, organizar as mentes em um trabalho conjunto de discussões e criações; e buscar respostas e novas estratégias. Elas acreditam que essa nova geração não é motivada por sentar passivamente em cadeiras; que é preciso ativar esses alunos no processo de aprendizagem:
“A Covid mostrou que a educação precisava dar um passo além, não só no Brasil, como na Finlândia e demais países. O mundo mudou e precisamos mudar e encabeçar essas mudanças”.
Treinamento
O diretor do Câmpus de Palmas, Moisés de Souza Arantes, destaca que após a pandemia, os esforços se voltaram para a qualificação dos professores: “Resolvemos justamente neste mês de fevereiro, fazer um mês para capacitação e planejamento dos professores, antes do início das aulas que estão por vir. É uma maneira de receber os professores novamente, renovando as energias, trocando experiências e se capacitando por meio das oficinas e o aprendizado com quem é vanguarda no assunto, como as professoras da Finlândia que são conhecidas pela inovação pedagógica”.
A vinda das convidadas finlandesas e demais atividades previstas, no âmbito do I Qualifica UFT, é resultado de um projeto do Câmpus de Palmas que está sendo realizado em parceria com o IFTO e foi contemplado com R$ 57 mil do governo do Estado do Tocantins, através de uma emenda parlamentar. O restante das atividades será custeado com recursos da própria Universidade. A servidora Maria Joaquina esta à frente da organização.
Programação
O evento segue até o dia 03 de março com uma extensa programação de oficinas e rodas de conversa que continuam com inscrições abertas para os docentes da UFT e IFTO, e também para os demais interessados da comunidade externa à Universidade. As inscrições podem ser feitas no site no Inova UFT e no site do Qualifica UFT, onde também se encontram os detalhes da programação.
As Oficinas começam no dia 28 de fevereiro e seguem até o dia 02 de março. Há opções como:
- Planejamento de aula: Inovação e propriedade Intelectual na UFT (28/02);
- Criação de Aula: Como gravar vídeo aula com qualidade (28/02);
- Planejamento de aula: Educação Empreendedora (28/02);
- Planejamento das aulas com base nas "Competências e habilidades" (28/02);
- Criação de aula: gamificação na prática (28/02);
- Planejamento de aula com Project Based Learning (PBL Project) (28/02);
- Gestão de Pessoas - sistemas / sou gov (28/02);
- Como utilizar a Plataforma de eventos da UFT (28/02);
- Planejamento de aula com sala de aula invertida (01/03);
- Gestão de Pessoas - Progressão Funcional (01/03);
- Criação de aula: Canva básico (01/03);
- Criação de aula: Como melhorar suas aulas no Moodle UFT (01/03);
- Mapeamento / modelagem de processos de trabalho com Bizagi (01/03);
- Criação de aula: edição de vídeos (nível básico) (01/03);
- Como aplicar a Inteligência Emocional em sala de aula (01/03);
- Avaliando competências em metodologias ativas (02/03);
- Gestão - como usar o SEI (02/03).
Para finalizar, na programação está prevista a roda de conversa "Educação Finlandesa e Aprendizagem Ativa", dia 3 de março, no auditório da Reitoria da UFT, encerrando a programação não do I Qualifica UFT, e também do Inova UFT. Nessa atividade, as principais convidadas são Carita Tuulikki Prokki e Virpi Maarit Heinonen, representantes da Universidade de Tampere, da Finlândia.