Esse site utiliza cookies
Homenagem à professora aposentada marca Aula Magna no Curso de Engenharia Ambiental
O Colegiado do curso de Engenharia Ambiental, do Câmpus de de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promoveu solenidade que contou com uma aula magna ministrada por docente recém-empossada, seguida de emocionante homenagem à professora aposentada. O evento reuniu professores, servidores técnicos, egressos, alunos e convidados, celebrando o legado e a contribuição de professores da UFT para a área de Engenharia Ambiental.
Na ocasião, a professora Polliana Gomes Lopes, recém-empossada no colegiado, conduziu a aula magna que abriu o evento, trazendo reflexões sobre temas atuais ligados à área, entre eles a apresentação da trajetória acadêmica e profissional de um egresso do curso de Engenharia Ambiental. Em seguida, a professora aposentada, Iracy Coelho de Menezes Martins, carinhosamente chamada de “Mel Tiuba”, foi homenageada em cerimônia que destacou sua trajetória e impacto na formação de profissionais que estudaram na UFT, além de outras atuações da docente.
A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, professora Rose Mary Gondim Mendonça, comentou que a jornada da docente Iracy na Engenharia Ambiental inspira colegas e alunos. “Acompanhamos sua trajetória, desde seus primeiros passos na Unitins, até sua aposentadoria na UFT; ela relembrou as disciplinas que ministrou, as pesquisas realizadas, com ênfase na fitofisionomia Ipuca, os desafios que enfrentou em prol da conservação do meio ambiente e nos convocou para sermos protagonistas na luta pela preservação ambiental”, menciona a coordenadora.
O diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, cita que o evento marca duas conquistas da UFT. “Os atuais alunos do curso tiveram a oportunidade de conhecer a nova professora, que ingressa nas fileiras do colegiado; e um pouquinho da história de uma colega que inspirou e orientou tantos egressos. Somos professores e reconhecemos o impacto de um bom orientador na formação de engenheiros ambientais comprometidos”, reconheceu o gestor.
Ao final, a professora homenageada recebeu uma placa de homenagem com os dizeres:
“Pela importância singular na consolidação do primeiro curso de Engenharia Ambiental do Brasil. Sua atuação na formação acadêmica inspirou uma geração de Engenheiros Ambientais e contribuiu grandemente para realização do sonho de muitos jovens, buscando uma sociedade mais sustentável e justa. Sua paixão pela preservação do ambiente, em especial pelas “Ipucas”, serão sempre lembradas como sua identidade. Nosso agradecimento à sua dedicação e amor pela Engenharia Ambiental.”