Esse site utiliza cookies
Gestores da UFT participam de imersões voltadas ao fortalecimento da liderança e do planejamento institucional
Nos dias 24 e 29 de outubro, gestoras e gestores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participaram de duas imersões voltadas ao fortalecimento da gestão universitária. As atividades reuniram reitores, pró-reitores, superintendentes e diretores da nova administração, com o objetivo de promover o planejamento das ações da gestão e identificar gargalos que exigem abordagens integradas entre as unidades da instituição.
A primeira imersão teve como foco o planejamento institucional e o desenvolvimento de competências de liderança, incentivando a equipe a refletir sobre os desafios e oportunidades do novo ciclo administrativo. Já o segundo encontro, realizado no dia 29, contou com o Workshop “Inteligência Emocional e Inteligência Positiva em Tempos de Mudança”, ministrado por representantes da Fundação Getulio Vargas (FGV) de Palmas.
De acordo com a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Michelle Trombini Duarte, a iniciativa marca o início de um programa voltado à formação de lideranças e ao fortalecimento de cargos estratégicos na Universidade.
“Esse evento marca o início de um programa que eles chamam de formação de lideranças e de cargos críticos, onde nós trabalhamos as funções de difícil reposição. É preciso preparar as pessoas para estarem nessas posições. Aproveitamos o momento de início de gestão para promover, dentro desses gestores, a consciência da inteligência emocional, o que vai ajudá-los a gerir melhor suas equipes e também a se relacionar melhor entre seus pares”, destacou.
Para a reitora da UFT, Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, as ações são fundamentais para o desenvolvimento humano e institucional da Universidade.
“Precisamos dialogar sobre autoconhecimento, gestão de equipes e relacionamento interpessoal, porque lidamos com pessoas. É importante nos conhecermos para liderar e trabalhar com outras pessoas. Este é um momento importante para a UFT, pois estamos iniciando uma gestão com equipes novas, e queremos fortalecer a liderança, o autoconhecimento e o foco nos seres humanos ao longo desses quatro anos”, afirmou.
Maria Santana também ressaltou a relevância da parceria entre a UFT e a FGV na realização das atividades: “A UFT e a FGV sempre foram parceiras em diferentes ações. Quando buscamos mecanismos para trabalhar com a nova equipe, pensamos imediatamente na FGV, uma instituição de renome que tem feito a diferença no Tocantins. Escolhemos fazer esse trabalho conjunto para iniciar um ciclo de gestão sólido e comprometido com o desenvolvimento humano e institucional da nossa universidade”, completou.