Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Feira reforça aproximação entre universidades e iniciativa privada
    UNITEC

    Feira reforça aproximação entre universidades e iniciativa privada


    Por  samuellima  | Publicado em 21/11/2018 - 23:59  | Atualizado em 13/05/2024 - 20:46
    Compartilhe:

    A necessidade de aproximação do conhecimento tecnológico gerado nas instituições de ensino superior das necessidades empresariais por soluções para suas demandas foi a ênfase nos discursos de abertura da I Feira Tecnológica Universidade e Empresa (I Unitec), no hall da Biblioteca Central do Câmpus da UFT em Palmas, na noite desta quarta-feira (21). Divididos em oito áreas temáticas (Agronegócio, Construção Civil, Energia, Saúde, Educação, Governo, Logística e Turismo), 36 estandes com produtos, serviços e soluções tecnológicas serão apresentados até esta quinta (22), das 17h às 22h. O primeiro momento cultural da Feira Tecnológica foi apresentado pelo Coral em Canto, da UFT.

    Trinta e seis projetos estão distribuídos por áreas temáticas no hall da Biblioteca Central (Foto: Daniel dos Santos/Sucom)

    Representações

    Participaram da abertura oficial o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Tocantins (Sebrae/TO), Omar Hennemann; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/TO, Pedro José Ferreira; o empresário Emilson Vieira, representando o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Pires; o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; o reitor da Unitins, Augusto Rezende; a coordenadora da agência UlbraTech, Cinthia Fernandes, representando o reitor do Ceulp/Ulbra, Adriano Chiarani; o diretor-geral da Faculdade Católica do Tocantins, padre Helenês Oliveira Lima; a vice-diretora acadêmica da Faculdade Católica, Maria Ângela; a reitora da Unirg, Sara Falcão de Sousa; o presidente da Fundação Unirg, Thiago Lopes Benfica; e a pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e Inovação do IFTO, Paula Karini Amorim, representando o reitor Antônio da Luz Júnior; e o secretário executivo de Finanças da Prefeitura de Palmas e conselheiro do Sebrae/TO, Rogério Ramos.

    Ênfase na aproximação

    Primeiro a falar na abertura oficial do evento, Omar Hennemann, superintendente do Sebrae/TO, falou do surgimento da Feira, pontuando e parabenizando a organização e os representantes de cada uma das instituições parceiras. "É inegável a ótima produção da Academia por meio de seus professores e também dos alunos; essa produção precisa de holofote, para que o público externe preste atenção naquilo que está sendo feito. Por outro lado, o mundo empresarial - que tem dificuldades em seus negócios - precisam de soluções para que suas engrenagens funcionem melhor", disse. Enfatizou que a missão do Sebrae é apoiar o desenvolvimento de negócios e, por isso, buscou intermediar junto com a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), uma aproximação com as universidades. "Esse momento - o de dar luz às partes, era aguardado tanto pela academia quanto pelo empresariado. Esperamos colher bons frutos disso", afirmou.

    O empresário Emilson Vieira destacou que "sem conhecimento não há desenvolvimento". Frisou que parcerias são necessárias para fomentar a realização de eventos que relacionam Pesquisa e Inovação. "Isso muda a vida das pessoas. Sem a aproximação da universidade, demonstrando seus trabalhos para o mundo lá fora (comércio, indústria, prestação de serviços), jamais saberíamos da imensa produção de conhecimento que podem ser investidos nos negócios; por outro lado, nós empresários, precisamos do conhecimento para alavancar nossos negócios", disse.

    O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/TO, Pedro José Ferreira, pontuou que a missão do Sebrae é o negócio e à medida em que se inova e se produz, busca-se a qualificação com o intuito de gerar recursos àqueles que tiveram a coragem de investir e inovar. "Quem não tem essa iniciativa, de inovar em seus negócios, pode correr o risco de ficar fora do mercado; as universidades, as comunidades acadêmicas é que darão o tom do desenvolvimento econômico do país daqui para a frente, nos dizem os especialistas. Por isso é que estamos buscando qualificar e buscar solução para as demandas apresentadas", disse Sousa, pontuando a importância do evento para este fim.

    O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, como anfitrião da I Unitec, também destacou a importância das parcerias. "Quando assumimos a gestão da UFT, uma de nossas missões era aproximar a academia do setor produtivo, da iniciativa privada. Podemos conseguir isso trabalhando o empreendedorismo e a inovação, com o intuito de promover essa aproximação", reforçou. Bovolato pontuou que sem as instituições parceiras do Sistema S e a Fieto o diálogo com o setor produtivo é impossível. "Temos envidado esforços no sentido de intensificar a interlocução com as instituições, e buscando propiciar ambientes adequados para que alunos e professores possam desenvolver inovações, não apenas tecnológicas mas também sociais - como é o caso da Universidade da Maturidade, aqui presente". Finalizou afirmando que "o Tocantins é felizardo porque instituições públicas e privadas, com pessoal de altos nível e qualificação, podem aproximar-se em ambientes como este".

    Após os discursos de abertura os representantes visitaram os 36 projetos distribuídos em bistrôs agrupados pelas áreas temáticas.

    Confira algumas imagens da abertura oficial do evento:

    Serviço

    Entrada: Gratuita
    Data: 21 e 22 de novembro
    Horário: das 17 às 22 horas
    Local: Hall da Biblioteca Central Professor José Torquato Carolino, Campus de Palmas da UFT
    Realização: Sebrae, UFT, Ceulp/Ulbra, Faculdade Católica, Fieto, IFTO, ITPAC, Unirg e Unitins.





     
     
     
     
     
     
    Leia mais

     

      Feira no Câmpus de Palmas será vitrine de novas tecnologias para empresasFeira no Câmpus de
    Palmas
    será vitrine de
    novas
    tecnologias para empresas
     
    Aplicativo colaborativo
    PMW77 será exposto em
    feira tecnológica
     
    Bio-óleo e nanocelulose
    serão apresentadas em
    feira tecnológica
     
    Biopropague apresenta Jardim
    in vitro na Feira
    Tecnológica
    Universidade Empresa
     
    Fábrica de Software apresenta
    soluções web, móvel e com
    IoT na feira tecnológica
     
    Inovações na área da
    construção civil serão
    expostas em feira tecnológica
     
    Coordenador do Micro-Bio, professor Aloísio Chagas, apresenta as soluções tecnológicas na Unitec (Foto: Daniel dos Santos/Sucom) Micro-Bio apresenta
    soluções
    biológicas para controle
    de
    doenças e pragas na agricultura
     
    Milho: maior produção
    com menor custo
    já
    é uma realidade
     
    Óleo de Noni, desenvolvido por
    pesquisadores da UFT, é
    usado
    como repelente e inseticida
     
    Pesquisador da UFT
    desenvolve bioestimulantes
    de vegetais
     
    Produtos e serviços com
    estudos moleculares serão
    exibidos em feira tecnológica
     
    Projeto de tratamento
    sustentável de água da
    chuva da UFT será exposto
     
    Sorvete que traz benefícios
    à saúde será uma das
    atrações na Unitec
     
    Universidade da Maturidade (Foto: Divulgação)
    Tecnologia social da
    Universidade da Maturidade
    será apresentada na I Unitec
     

    Tags:  Palmas,  Pesquisa cientifica,  Home,  NIT,  Unitec 2018.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.