Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Localização e ContatosAcesso à InformaçãoConcursos e SeleçõesComunicaçãoOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Exibição de documentários de Vladimir Carvalho promove reflexões sobre preservação audiovisual em Palmas
    EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

    Exibição de documentários de Vladimir Carvalho promove reflexões sobre preservação audiovisual em Palmas

    Em parceria entre Iphan, UFT e Fundação Cultural de Palmas, evento destaca a importância da preservação e valorização do cinema brasileiro, com exibições e debates sobre o acervo do cineasta Vladimir Carvalho

    Por  Ariel Nascimento | Edição: Daniel dos Santos e Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 27/08/2024 - 19:20  | Atualizado em 27/08/2024 - 20:13
    Compartilhe:

    Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, o Espaço Cultural de Palmas foi palco de um importante evento voltado para a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro. Em uma ação conjunta entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Fundação Cultural de Palmas, foram exibidos documentários do renomado cineasta e documentarista Vladimir Carvalho, como parte do Circuito de Educação Patrimonial promovido pela Superintendência do Iphan no Tocantins.

    Vladimir Carvalho, paraibano radicado em Brasília, é considerado um dos mais importantes cineastas do Brasil. Suas obras são conhecidas por abordar de forma contundente as disparidades econômicas e as mazelas sociais que afligem os menos favorecidos. O evento não só prestou homenagem à sua trajetória, mas também trouxe à tona discussões essenciais sobre a preservação da memória cinematográfica, em especial o acervo da Fundação CineMemória, idealizada pelo próprio cineasta.

    Pessoas sentadas reunidas sobre o palco do cinema
    Roda de conversa teve presença de importantes agentes da preservação audiovisual (Foto:

    Ao longo dos três dias de evento, foram discutidos temas cruciais para o futuro do audiovisual, com ênfase nas produções tocantinenses, tanto no cenário local quanto no contexto regional, nacional e internacional. Entre os tópicos abordados estavam a necessidade de fomento ao setor, a criação de sistemas eficazes para a guarda de acervos e o mapeamento das Cinematecas Brasileiras e salas de exibição na região Norte, trabalho em andamento pela Secretaria do Audiovisual.

    Entre os participantes, destacaram-se nomes como Cícero Belém, representante do Ministério da Cultura no Tocantins; Márcia Lucena, diretora do Departamento de Articulação, Fomento e Educação do Iphan; Jéssyca Paulino, coordenadora-geral da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura; e Elisângela Dantas, curadora do Cine Cultura de Palmas. Também marcaram presença Cejane Pacini, superintendente do Iphan no Tocantins; e a equipe de professores da UFT responsável pelo Diagnóstico Avaliativo da Fundação CineMemória: Ariel Nascimento, Carlos Franco, Denilson Castro e Marcos Zimmermann.

    O evento, gratuito e aberto ao público, reforçou a importância da colaboração entre instituições acadêmicas e culturais na valorização e proteção do patrimônio cultural brasileiro. Além de promover reflexões sobre a preservação de acervos audiovisuais, a iniciativa destacou a importância do diálogo contínuo para o fortalecimento e o desenvolvimento do setor.


    Tags:  Extensão,  História.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.