Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Localização e ContatosAcesso à InformaçãoConcursos e SeleçõesComunicaçãoOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Evento no Câmpus de Palmas promove debates sobre sustentabilidade e modernização das normas ambientais
    SEMANA DO MEIO AMBIENTE

    Evento no Câmpus de Palmas promove debates sobre sustentabilidade e modernização das normas ambientais

    Atividades colocam em pauta os desafios regulatórios, a preservação dos recursos naturais e as transformações que impactam diferentes setores produtivos

    Por  Marlon Brito | Edição: Samuel Lima | e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 02/06/2026 - 12:12  | Atualizado em 02/06/2026 - 16:14
    Compartilhe:

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do curso de Engenharia Ambiental (Câmpus de Palmas), realiza nos dias 2 e 3 de junho a Semana do Meio Ambiente 2026, evento que reunirá estudantes, profissionais e especialistas no Auditório do Programa de Extensão Universidade da Maturidade (UMA), no Câmpus de Palmas, para discutirem temas relacionados à sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, gestão ambiental integrada e atualização das normas que orientam o setor ambiental no Brasil.

    Com o tema “Sustentabilidade e Responsabilidade: Gestão Ambiental Integrada e Modernização das Normas”, a programação contará com palestras, mesas de debate e minicursos voltados à formação acadêmica e à reflexão sobre os desafios contemporâneos da gestão ambiental. A iniciativa é organizada pelas entidades estudantis vinculadas ao curso de Engenharia Ambiental, evidenciando o protagonismo dos estudantes na construção de espaços de diálogo e formação dentro da universidade.

    As atividades da programação abordam temas como gestão ambiental no agronegócio, monitoramento ambiental, georreferenciamento, licenciamento ambiental e adequação às normas nacionais e internacionais. Entre os convidados estão profissionais que atuam diretamente em áreas regulatórias e de gestão ambiental, compartilhando experiências práticas e tendências do setor.

    A iniciativa busca promover o diálogo sobre os desafios contemporâneos da gestão ambiental, incentivando a reflexão crítica sobre temas que impactam diretamente a sociedade, como sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, desenvolvimento econômico e os processos de regulamentação ambiental no país. Aberto à comunidade acadêmica e visitantes, o encontro também se consolida como um espaço de troca de conhecimentos entre estudantes, profissionais e especialistas da área. A programação completa da Semana do Meio Ambiente 2026 está disponível no perfil do curso de Engenharia Ambiental da UFT no Instagram.

    De acordo com o coordenador substituto do curso de Engenharia Ambiental, professor Thiago Oliveira Bandeira, o evento busca aproximar a comunidade acadêmica dos debates que vêm ganhando destaque no cenário nacional. “O evento tem como principal objetivo promover discussões qualificadas sobre sustentabilidade e gestão ambiental, trazendo para o ambiente universitário temas atuais relacionados às normas ambientais e às transformações em curso na legislação brasileira, especialmente no que diz respeito ao licenciamento ambiental”, destaca.

    O diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, destaca que a iniciativa contribui para fortalecer o papel da universidade na formação de profissionais preparados para os desafios atuais da área ambiental. “Fico feliz em acompanhar o trabalho desenvolvido pelo colegiado e entidades estudantis do curso e a realização desta importante iniciativa, que aproxima nossos estudantes de debates em evidência no cenário nacional. É uma oportunidade de promover conhecimento, reflexão crítica e atualização sobre temas que impactam diretamente a sociedade, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso da UFT com uma formação acadêmica alinhada às demandas contemporâneas e ao desenvolvimento sustentável”, afirma.

    Fotografia colorida mostra um grupo de aproximadamente 25 pessoas reunidas em uma área gramada e arborizada ao ar livre. Entre os participantes há estudantes, professores e servidores, posicionados em pé e agachados para o registro coletivo. No centro da imagem, em primeiro plano, aparecem mudas de árvores preparadas para plantio. Ao fundo, há árvores de grande porte e vegetação, compondo um ambiente natural.
    Estudantes, docentes e técnicos do curso de Engenharia Ambiental da UFT (Foto: Divulgação/UFT)

    Tags:  Palmas,  Proex,  Engenharia Ambiental.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.57.