Esse site utiliza cookies
Evento no Câmpus de Palmas promove debates sobre sustentabilidade e modernização das normas ambientais
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do curso de Engenharia Ambiental (Câmpus de Palmas), realiza nos dias 2 e 3 de junho a Semana do Meio Ambiente 2026, evento que reunirá estudantes, profissionais e especialistas no Auditório do Programa de Extensão Universidade da Maturidade (UMA), no Câmpus de Palmas, para discutirem temas relacionados à sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, gestão ambiental integrada e atualização das normas que orientam o setor ambiental no Brasil.
Com o tema “Sustentabilidade e Responsabilidade: Gestão Ambiental Integrada e Modernização das Normas”, a programação contará com palestras, mesas de debate e minicursos voltados à formação acadêmica e à reflexão sobre os desafios contemporâneos da gestão ambiental. A iniciativa é organizada pelas entidades estudantis vinculadas ao curso de Engenharia Ambiental, evidenciando o protagonismo dos estudantes na construção de espaços de diálogo e formação dentro da universidade.
As atividades da programação abordam temas como gestão ambiental no agronegócio, monitoramento ambiental, georreferenciamento, licenciamento ambiental e adequação às normas nacionais e internacionais. Entre os convidados estão profissionais que atuam diretamente em áreas regulatórias e de gestão ambiental, compartilhando experiências práticas e tendências do setor.
A iniciativa busca promover o diálogo sobre os desafios contemporâneos da gestão ambiental, incentivando a reflexão crítica sobre temas que impactam diretamente a sociedade, como sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, desenvolvimento econômico e os processos de regulamentação ambiental no país. Aberto à comunidade acadêmica e visitantes, o encontro também se consolida como um espaço de troca de conhecimentos entre estudantes, profissionais e especialistas da área. A programação completa da Semana do Meio Ambiente 2026 está disponível no perfil do curso de Engenharia Ambiental da UFT no Instagram.
De acordo com o coordenador substituto do curso de Engenharia Ambiental, professor Thiago Oliveira Bandeira, o evento busca aproximar a comunidade acadêmica dos debates que vêm ganhando destaque no cenário nacional. “O evento tem como principal objetivo promover discussões qualificadas sobre sustentabilidade e gestão ambiental, trazendo para o ambiente universitário temas atuais relacionados às normas ambientais e às transformações em curso na legislação brasileira, especialmente no que diz respeito ao licenciamento ambiental”, destaca.
O diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, destaca que a iniciativa contribui para fortalecer o papel da universidade na formação de profissionais preparados para os desafios atuais da área ambiental. “Fico feliz em acompanhar o trabalho desenvolvido pelo colegiado e entidades estudantis do curso e a realização desta importante iniciativa, que aproxima nossos estudantes de debates em evidência no cenário nacional. É uma oportunidade de promover conhecimento, reflexão crítica e atualização sobre temas que impactam diretamente a sociedade, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso da UFT com uma formação acadêmica alinhada às demandas contemporâneas e ao desenvolvimento sustentável”, afirma.