Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Localização e ContatosAcesso à InformaçãoConcursos e SeleçõesComunicaçãoOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Estudantes de Direito da UFT participam de visita técnica a instituições do sistema de Justiça em Brasília
    EXTENSÃO

    Estudantes de Direito da UFT participam de visita técnica a instituições do sistema de Justiça em Brasília

    Acadêmicos conheceram estruturas dos órgãos judiciais e foram recebidos pelos ministros do STF Gilmar Mendes e Cármen Lúcia

    Por  Fabiana Araújo | Edição: Samuel Lima | e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 09/12/2025 - 17:57  | Atualizado em 10/12/2025 - 12:44
    Compartilhe:

    Nos dias 2 a 4 de dezembro, acadêmicos do curso de Direito do Câmpus de Arraias, participaram de uma visita técnica a diversos órgãos judiciais e administrativos em Brasília. As atividades fazem parte do Projeto de Extensão “Relações de Trabalho na Atualidade”, que visa aproximar os estudantes da prática e do conhecimento aplicado no Direito do Trabalho.

    O projeto é coordenado pelo professor Kaique Martine Caldas de Lima, e tem como objetivo levar os estudantes a conhecerem de perto o funcionamento e a atuação do Ministério do Trabalho. Durante a visita, os estudantes foram recebidos pelo ministro Luiz Marinho, pelo secretário de Relações de Trabalho, Marcos Perioto, e pelo consultor jurídico Ricardo Panquestor. Foram abordados temas como carreira no MTE, desafios contemporâneos da pasta, redução de jornada, escala 6x1 e regulação do trabalho em plataformas digitais.

    No Ministério Público do Trabalho (PRT10), a equipe foi recepcionada pela procuradora-chefe Dalliana Vilar Pereira e pelo procurador Paulo Neto, com debates focados em políticas de enfrentamento ao assédio e promoção de ambientes laborais seguros. Segundo o professor Lima, a análise em campo foi fundamental para proporcionar aos estudantes uma visão prática da realidade institucional fora da Universidade.

    “A visita técnica permite que o estudante saia do ambiente acadêmico e vivencie de forma intensa o cotidiano de instituições que lidam diretamente com o Direito. A viagem à Brasília teve foco nas instituições trabalhistas, e os estudantes puderam ouvir de perto essas realidades e compreender como o Direito do Trabalho é tratado nesses espaços”, destaca.

    Ao chegar ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), os estudantes conheceram o acervo histórico da instituição e acompanharam parte de uma sessão de julgamento de uma das turmas recursais, sendo cordialmente saudados pelo ministro Maurício Godinho Delgado, referência nacional no Direito do Trabalho.

    De acordo com Ancelmo Feitosa, estudante do 8º período de Direito, a atividade permitiu conectar a teoria acadêmica às práticas institucionais dos principais órgãos judiciais e de defesa do trabalho:

    “Ao observar as audiências no TST e no STF, além de visitar a OAB Nacional, o MPT do DF e Tocantins e o MTE, fortalecemos nossa compreensão do sistema jurídico de forma prática. Essa experiência enriquece nosso currículo e nos prepara para carreiras no serviço público, especialmente para quem tem interesse em concursos na área trabalhista. As visitas guiadas revelaram aspectos históricos importantes, como museus, bibliotecas e gabinetes, e promoveram uma visão crítica sobre a uniformização da jurisprudência e a atuação persecutória. Essa imersão prática evidencia as diferenças entre a teoria e a rotina profissional, incentivando o networking e o interesse por estágios em órgãos públicos. Assim, contribui para o desenvolvimento de um senso crítico necessário para atuar em prol da justiça social no trabalho.”

    No dia 4 de dezembro, o grupo visitou a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), conheceu o acervo histórico da Ordem e recebeu informações sobre a carreira da advocacia. À tarde, os estudantes estiveram no Supremo Tribunal Federal (STF), acompanhando a sessão plenária e sendo brevemente recepcionados pela ministra Cármen Lúcia e pelo ministro Gilmar Mendes, enriquecendo ainda mais a experiência formativa.

    De acordo com o docente Lima, "o projeto de extensão segue fortalecendo a formação prática dos estudantes e integra um conjunto mais amplo de ações desenvolvidas ao longo de 2025. Entre as iniciativas promovidas, destacam-se o evento sobre pejotização, realizado em parceria com o MPT; atividades abertas à comunidade voltadas ao combate ao trabalho infantil, em cooperação com a Vara do Trabalho de Dianópolis (TO); e a produção e distribuição de materiais informativos sobre direitos trabalhistas."

    20251209_visita técnica em BSB_03.jpg
    20251209_visita técnica em BSB_01.jpeg
    20251209_visita técnica em BSB_02.jpg
    20251209_visita técnica em BSB.jpeg

    Tags:  Direito,  Arraias,  Extensão,  Direito do Trabalho.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.