Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Estudantes de Relações Internacionais se destacam com pesquisas sobre Amazônia e gênero na UFT
    INICIAÇÃO CIENTÍFICA

    Estudantes de Relações Internacionais se destacam com pesquisas sobre Amazônia e gênero na UFT

    Produções investigativas conquistaram primeiro lugar e menções honrosas no XXI Seminário de Iniciação Científica da UFT

    Por  Jordanna Simonelle | Edição: Samuel Lima | e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 19/11/2025 - 18:44  | Atualizado em 19/11/2025 - 19:40
    Compartilhe:

    O curso de Relações Internacionais do Câmpus de Porto Nacional tornou-se destaque no XXI Seminário de Iniciação Científica que ocorreu no último dia 3 de novembro, e garantiu o primeiro lugar e duas menções honrosas, evidenciando a relevância das pesquisas acadêmicas desenvolvidas por suas estudantes em temas estratégicos para a Amazônia e para o cenário internacional.

    O destaque principal foi a estudante Mylena Carvalho de Almeida, que conquistou pelo segundo ano consecutivo o 1º lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas. Orientada pela professora Fabiana Scoleso, Mylena venceu nesta edição com o trabalho “Amazônia Legal: Uma Análise sobre a Territorialização do Capital Transnacional na Indústria Mineral na Década de 2010-2020”. Em 2024, ela já havia alcançado o primeiro lugar com uma pesquisa sobre a expansão da mineração na região amazônica.

    Luna Emanuela, Mylena e Kimberlly Eduarda (E p/ D) durante premiação no Seminário de Iniciação Científica (Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação)

    Para Mylena, o estudo contribui de maneira significativa ao debate sobre o desenvolvimento na Amazônia.

     “Acredito que minha pesquisa contribui para o debate sobre mineração e desenvolvimento na Amazônia ao mostrar que a expansão mineral na região é um fenômeno geopolítico profundamente conectado à lógica da dependência. Penso que o trabalho acrescenta ao debate ao propor que discutir desenvolvimento na Amazônia exige superar a visão de que a região é apenas um reservatório de recursos. É necessário repensar o papel do Estado, fortalecer salvaguardas socioambientais e considerar os povos amazônicos como parte central de qualquer estratégia de desenvolvimento. Afirma a estudante."

    Além da premiação principal, outras estudantes do curso também foram reconhecidas. Kimberlly Eduarda Dantas Xavier, orientada pela professora  Gleys Ially Ramos dos Santos, recebeu menção honrosa com a pesquisa “As Políticas Afirmativas de Gênero: Espectros Feministas nos Parlamentos de Ruanda e Canadá”. A estudante Luna Emanuela Monteles Silvado, também orientada pela professora Fabiana Scoleso, foi agraciada com menção honrosa pelo trabalho “Transição energética e a produção de biocombustíveis na região do Matopiba: impactos ambientais e destinação de grãos para bioenergia”.

    A professora  Fabiana Scoleso celebrou o desempenho das orientandas e o impacto do programa de iniciação científica no curso.


    “Como orientadora, sinto grande alegria e orgulho pelo desempenho das alunas e alunos que integraram este ciclo do Pibic  iniciado em 2024. Destaco, com carinho, a conquista da estudante Mylena Carvalho de Almeida, que obteve o primeiro lugar; e da estudante Luna Emanuela Monteles Silva, agraciada com menção honrosa por sua pesquisa. Registro também o excelente trabalho da estudante Kimberly Eduarda Dantas Xavier, que, mesmo não integrando o Gegal, recebeu igualmente menção honrosa, demonstrando o vigor e a qualidade das pesquisas desenvolvidas em nossa universidade. Seguimos confiantes de que cada passo reafirma o compromisso da UFT com a formação crítica, a excelência acadêmica e a valorização das pessoas que constroem, com dedicação e talento, o futuro da pesquisa científica.”

    Conforme a estudante Mylena, os resultados reafirmam o fortalecimento das pesquisas no campo das Relações Internacionais na UFT, com investigações que dialogam diretamente com desafios regionais, ambientais e geopolíticos contemporâneos.

    _Estudantes e orientadoras do curso de Relações Internacionais celebram os resultados no XXI Seminário de Iniciação Científica da UFT ( Foto Divulgação) (4) (1).png
    _Estudantes e orientadoras do curso de Relações Internacionais celebram os resultados no XXI Seminário de Iniciação Científica da UFT ( Foto Divulgação) (2).png
    _Estudantes e orientadoras do curso de Relações Internacionais celebram os resultados no XXI Seminário de Iniciação Científica da UFT ( Foto Divulgação) (3).png





    Tags:  Relações Internacionais,  Porto Nacional,  Seminário de Iniciação Científica.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.