Esse site utiliza cookies
Estudantes do Curso de Geografia participam da Festa da Colheita do Capim Dourado na Comunidade Mumbuca
Estudantes do Curso de Geografia do Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participaram, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, da Festa da Colheita do Capim Dourado na Comunidade Quilombola Mumbuca, no Jalapão.
A atividade, coordenada pela professora Rosane Balsan, teve a participação de 11 alunos de graduação, duas alunas do Mestrado em Geografia, uma técnica, dois professores e um geólogo do Estado convidado a acompanhar a comitiva.
Para muitos, essa foi uma oportunidade de estar, pela primeira vez, na principal região turística do Tocantins, além de observar de perto como vive a população local e os impactos do turismo na comunidade. "Isso traz um aprendizado imensurável, a possibilidade de conhecer realidades distintas, de entender como uma comunidade pode se organizar socialmente, economicamente, culturalmente e politicamente com seus saberes, suas artes...", comenta a professora, que agradeceu as empresas que contribuíram para a realização da viagem e também o apoio da própria comunidade, que ofereceu alimentação e abriu as portas da escola local para hospedar o grupo.
Durante a programação, os alunos produziram vídeos e entrevistas sobre diversas temáticas relacionadas às disciplinas de Geografia da População e Geografia do Turismo. "A atividade de campo é fundamental para a Geografia. Conhecer diferentes realidades e vivenciar essas experiências torna o profissional muito mais preparado para sair da sua zona de conforto e com capacidade de dialogar com grupos e pessoas que vivem em realidades sociais distintas. O pesquisador deve vivenciar a vida cotidiana das pessoas que estuda, em vez de permanecer em uma visão teórica ou ‘de poltrona’", defendeu a professora.