Esse site utiliza cookies
Encerramento do Prisme 2025 abre caminho para novos Planos Municipais de Educação (PMEs) em 2026
Com a presença de gestores, técnicos e representantes municipais, ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro, o IX Momento Formativo – Miniconferência Municipal de Educação, que marcou o encerramento das atividades de 2025 do referido programa, coordenado pela professora Rosilene Lagares, da UFT. Os participantes discutiram a elaboração dos Planos Municipais de Educação (PMEs) sob a perspectiva do asseguramento de direitos formalizados.
O professor da UFT, Damião Rocha, proferiu palestra no evento sobre Currículo Inclusivo, Plano Nacional de Educação Especial (PNEE) e Desenho Universal de Aprendizagem, com foco na garantia de atendimento apropriado a alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades. À tarde, representantes dos municípios tocantinenses integraram minicurso dedicado ao refinamento dos rascunhos dos Planos Municipais de Educação (PMEs) para 2025.
No segundo dia, as equipes regionais e formadores trocaram experiências e entregaram devolutivas personalizadas para cada município, proporcionando avanços significativos no planejamento educacional local. A professora Rosilene afirma que o programa fortalece o diagnóstico das realidades educacionais locais e impulsiona um processo coletivo na elaboração dos PMEs.
'É importante a participação de toda a comunidade escolar e dos representantes municipais para garantir políticas educacionais alinhadas às necessidades dos estudantes', destaca.
Com o encerramento do Prisme 2025, fica aberta aos municípios tocantinenses a continuidade no engajamento dos projetos para 2026, visando ampliar o diálogo e elaboração de políticas educacionais integradas ao Plano Nacional de Educação e às particularidades de cada território.