Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Encerramento do Prisme 2025 abre caminho para novos Planos Municipais de Educação (PMEs) em 2026
    PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

    Encerramento do Prisme 2025 abre caminho para novos Planos Municipais de Educação (PMEs) em 2026

    Atividade teve participação de gestores, técnicos e representantes municipais na elaboração dos planos sob a perspectiva do asseguramento de direitos

    Por  Fabiana Araújo | Edição: Samuel Lima | e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 03/12/2025 - 16:53  | Atualizado em 03/12/2025 - 23:18
    Compartilhe:

    Com a presença de gestores, técnicos e representantes municipais, ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro, o IX Momento Formativo – Miniconferência Municipal de Educação, que marcou o encerramento das atividades de 2025 do referido programa, coordenado pela professora Rosilene Lagares, da UFT. Os participantes discutiram a elaboração dos Planos Municipais de Educação (PMEs) sob a perspectiva do asseguramento de direitos formalizados.

    O professor da UFT, Damião Rocha, proferiu palestra no evento sobre Currículo Inclusivo, Plano Nacional de Educação Especial (PNEE) e Desenho Universal de Aprendizagem, com foco na garantia de atendimento apropriado a alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades. À tarde, representantes dos municípios tocantinenses integraram minicurso dedicado ao refinamento dos rascunhos dos Planos Municipais de Educação (PMEs) para 2025.

    No segundo dia, as equipes regionais e formadores trocaram experiências e entregaram devolutivas personalizadas para cada município, proporcionando avanços significativos no planejamento educacional local. A professora Rosilene afirma que o programa fortalece o diagnóstico das realidades educacionais locais e impulsiona um processo coletivo na elaboração dos PMEs.

    'É importante a participação de toda a comunidade escolar e dos representantes municipais para garantir políticas educacionais alinhadas às necessidades dos estudantes', destaca.

    Com o encerramento do Prisme 2025, fica aberta aos municípios tocantinenses a continuidade no engajamento dos projetos para 2026, visando ampliar o diálogo e elaboração de políticas educacionais integradas ao Plano Nacional de Educação e às particularidades de cada território.

    20251202_PRISME 01.jpg
    20251202_PRISME_02.jpg

    Tags:  Prisme,  Educação,  TEA,  PNEE,  PMEs.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.