Esse site utiliza cookies
Em segundo módulo de aulas, Cepels mobiliza alunos e professores em campanhas pela inclusão de PcDs, valorização da vida e arrecadação de brinquedos
Nos dias 19 e 20 de setembro o Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Lazer e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (Cepels/UFT) reuniu professores e alunos para o segundo ciclo de estudos de seus cursos de pós-graduação lato sensu. As aulas foram realizadas nos blocos C e D do Câmpus de Palmas, sexta-feira à noite e sábado durante a manhã e a tarde.
Neste módulo, os alunos tiveram contato com diferentes temáticas. O professor Marlon Brito ministrou a disciplina "Comunicação socioemocional para pessoas com síndromes, transtornos e déficits" para a turma da especialização em TDAH, TEA, Altas Habilidades e Superdotação. Já o professor Tiago Nilton Pereira ministrou a disciplina "Sala de Aula Invertida vs. Sala de Aula Tradicional na Educação 4.0" aos alunos da especialização em Inovação Pedagógica na Educação Digital. A professora Andrea Ayres Gabardo abordou "Doenças ocupacionais no ambiente educacional" no curso de Gestão de Equipes e Liderança Educacional, enquanto o professor Higor Lira trouxe reflexões sobre "Imagem e marca pessoal" para os estudantes do curso de Bem-Estar, Saúde e Lazer Docente.
Fora das salas de aula, o Cepels promoveu ao longo do final de semana ações sociais alusivas às campanhas "Setembro Verde", dedicada à inclusão das pessoas com deficiência (PcDs), e "Setembro Amarelo", voltada à valorização da vida e prevenção de suicídio. Com paineis interativos, os alunos puderam se informar a respeito de mitos e verdades a respeito de PcDs, e também foram convidados a ler e deixar mensagens de esperança e acolhimento.
Além disso, foi realizada uma campanha de arrecadação de brinquedos integrando o calendário de ações de extensão do Cepels e já com vistas ao Dia das Crianças, em outubro. A professora e pesquisadora do Cepels, Sandra Franklin, que também é servidora da Secretaria Estadual da Educação (Seduc-TO), ressaltou a importância da integração da Universidade com a comunidade por meio dessas iniciativas:
“Nessa primeira campanha nós tivemos pontos de arrecadação na sede da Seduc, no Colégio Elisângela e no posto de saúde da Quadra 1.004 Sul, e finalizamos com a participação do estudantes e professores do Cepels. Conseguimos arrecadar uma boa quantidade de brinquedos que agora serão encaminhados para instituições sociais. Essas ações ajudam a dar visibilidade ao nosso centro e são uma forma da gente contribuir com as pessoas da comunidade que não têm a possibilidade de serem impactadas diretamente pelos nossos cursos de formação."
Outras ações serão realizadas ao longo dos próximos módulos dos cursos de pós-graduação. “A cada encontro nós teremos uma ação diferente. A próxima será voltada para a saúde dos nossos estudantes, com oferta de serviços preventivos como aferição de pressão e vacinação”, antecipou ela.
As próximas aulas dos cursos do Cepels estão marcadas para os dias 24 e 25 de outubro.