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Egressos de Psicologia da UFT conquistam 1º e 2º lugares em programas de residência do Enare
Recém-formados do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) alcançaram excelentes resultados no Exame Nacional de Residência (Enare). Laiane Guajajara Soares, Sarah Roberta Guimarães Sales e José Antônio Correia de Carvalho se destacaram em primeiro e segundo lugares em seleções de residência multiprofissional em diversas instituições renomadas.
José Antônio Correia de Carvalho se destacou conquistando a segunda colocação na Residência em Psicologia - Atenção em Oncologia na Universidade Federal de Uberlândia.
Laiane
Laiane Guajajara Soares, discente indígena, foi aprovada em primeiro lugar na residência multiprofissional em Psicologia - Saúde da Família, da Fundação Escola de Saúde Pública. Em seu depoimento, Laiane ressalta a importância das políticas públicas e do suporte oferecido pelas universidades federais.
Ela conta que é filha de uma mulher indígena - Eva da Silva Guajajara – e que vem de uma família que participa há anos do programa Bolsa Família. “Só pude ter acesso à graduação de Psicologia pela Universidade Federal do Tocantins, curso integral, com o suporte dos programas de assistência estudantil. E, ainda assim, o percurso foi atravessado por inúmeros desafios”, lembra ela.
Laiane alerta ainda sobreo cuidado com a falsa meritocracia: “Em uma entrevista, Conceição Evaristo, ao falar sobre sua visibilidade, alerta sobre os perigos do discurso da meritocracia, como a simplificação e invisibilidade das iniquidades sociais pela falsa noção de que 'quem quer, consegue'. Por isso, antes de dissertar sobre as 'conquistas', é preciso demarcar a importância das políticas públicas, de uma educação transformadora nas universidades públicas e, principalmente, da assistência estudantil nesses espaços, para assegurar o direito à educação dos que, comumente, são excluídos desses espaços pelas tantas desigualdades sociais, que refletem, inclusive, na dificuldade de acesso”.
Por fim, ela reforça a relevância da Universidade Federal, “afinal, foi a partir desse espaço que pude ter acesso à educação de qualidade, crítica e transformadora, que me serviu de base não apenas para a aprovação em 1º lugar na Residência de Saúde da Família, mas para ampliar o desejo de guiar-me por uma atuação que esteja atenta às questões sociais”. Ela também agradece aos “profissionais incríveis” aos quais teve acesso, “esse processo não seria o mesmo sem eles”, garante a psicóloga.
Sarah
Sarah Roberta Guimarães Sales também alcançou o primeiro lugar na residência multiprofissional em Psicologia - Atenção à Saúde da Criança, no Hospital Infantil Albert Sabin, vinculado à Escola de Saúde Pública do Ceará. Em sua fala, ela reforça a contribuição da UFT para sua formação:
“A UFT foi fundamental para que eu conquistasse a aprovação na residência dos meus sonhos: Atenção à Saúde da Criança. A UFT não foi apenas o lugar onde adquiri conhecimento, mas também onde fui moldada enquanto profissional e ser humano. Estudar em uma universidade pública e de qualidade, com professores altamente capacitados e comprometidos com o ensino, me proporcionou uma base sólida e uma visão crítica e humanizada da saúde mental.
Cada disciplina, cada estágio e cada desafio foram essenciais para a construção da profissional que sou hoje. Tive o privilégio de aprender com profissionais éticos, que não apenas transmitiram conhecimento, mas também me inspiraram com suas trajetórias e dedicação. Sou imensamente grata a essa instituição, que me preparou para encarar novos desafios e alcançar mais um sonho. A minha aprovação na residência é também reflexo do impacto positivo que a UFT tem na vida de seus alunos, formando profissionais capacitados e comprometidos com uma psicologia ética e humanizada, voltada para o acolhimento e promoção da saúde.”
Diferencial
A coordenadora do Curso de Psicologia, professora Juliana Biazze Feitosa, destacou o desempenho dos discentes e a qualidade da formação na UFT: “O desempenho dos nossos egressos foi excelente, considerando que suas notas foram significativamente superiores às dos demais aprovados, evidenciando a qualidade da formação e a importância das disciplinas da área da saúde.”
A professoa Jamile Luz Morais Monteiro, da área da saúde coletiva, enfatizou a relevância do projeto pedagógico do curso no preparo para as residências: “A aprovação de nossos alunos reflete não apenas as atividades de pesquisa e extensão que proporcionamos, mas também a presença de componentes curriculares diretamente relacionados às Residências em Saúde, como 'Saúde, Ambiente e Epidemiologia' e 'Psicologia Hospitalar'.”
O professor Ricardo Monteiro Guedes de Almeida também celebrou as conquistas e reforçou a importância da atuação baseada nos princípios da reforma psiquiátrica: “Essas conquistas se somam a uma trajetória de aprovações que começou em 2022. Como professor da disciplina 'Saúde Mental: Saberes e Práticas', desejo que esses profissionais sigam atuando com base nos princípios da reforma psiquiátrica, lutando contra o isolamento e o preconceito.”