Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Localização e ContatosAcesso à InformaçãoConcursos e SeleçõesComunicaçãoOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    EdUFT lança a obra Seis Ensaios em História das Ideias Linguísticas
    PUBLICAÇÃO

    EdUFT lança a obra Seis Ensaios em História das Ideias Linguísticas

    A obra, fruto de colaboração entre seis autores de diversas instituições e regiões do Brasil, está disponível gratuitamente.

    Por  anne.karoline e Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 07/10/2024 - 18:40  | Atualizado em 07/10/2024 - 20:43
    Compartilhe:

    A Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT) lançou, recentemente, a obra “Seis Ensaios em História das Ideias Linguísticas”, organizada pelo professor José Edicarlos de Aquino, do curso de graduação e pós-graduação em Letras da UFT. Publicada com o apoio do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep/Caps), a obra reúne contribuições de autores de diversas instituições e regiões do Brasil, como Rogério Modesto (UESC), Gabriel Leopoldino dos Santos (IFSP), Élcio Aloisio Fragoso (UNIR), Bruno Turra (Fórum do Campo Lacaniano - São Paulo), Ana Cláudia Fernandes Ferreira (UNICAMP) e José Edicarlos de Aquino (UFT). Essa diversidade de vozes acadêmicas enriquece a obra, que reflete uma nova geração de pesquisadores dedicados à História das Ideias Linguísticas, campo que explora as bases históricas e filosóficas da linguagem e sua evolução no contexto brasileiro.

    A publicação está disponível gratuitamente na página da Pedro e João Editores

    A obra foi desenvolvida com o objetivo de fornecer uma visão do estado da arte da pesquisa contemporânea em História das Ideias Linguísticas no Brasil. O livro está voltado para pessoas que trabalham em áreas como linguística, literatura, história e educação. Um dos principais assuntos abordados no livro é a construção da língua nacional no século XIX e a política das línguas, o estudo da literatura e o debate sobre as racionalidades, a revisão de interpretações canônicas sobre conceitos e figuras centrais das ciências da linguagem, a recuperação de personalidades apagadas na história, a análise de projetos de futuro e a investigação do saber cotidiano.

    Além disso, a publicação reforça a importância do diálogo entre diferentes instituições acadêmicas, promovendo a troca de ideias e a colaboração entre pesquisadores de todo o país. A diversidade de perspectivas apresentadas no livro possibilita uma visão ampla e multifacetada do campo, tornando a obra uma referência essencial para estudiosos e interessados na História das Ideias Linguísticas.

    Capa do livro (Foto; Divulgação)


    Tags:  PAEP,  EdUFT,  Capes.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.