Esse site utiliza cookies
Docentes da UFT participam de workshop da Iniciativa Amazônia+10 em Manaus
Os docentes Cynthia Miranda e Thiago Portelinha participam, entre os dias 29 e 30 de abril, do 1º Workshop da Iniciativa Amazônia+10, realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, em Manaus. O evento é promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM) e tem como objetivo reunir os coordenadores dos 39 projetos contemplados na primeira chamada pública da Iniciativa para apresentar resultados e discutir os principais avanços alcançados.
A Iniciativa Amazônia+10 é coordenada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O foco é fomentar pesquisas e inovações que contribuam para um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia Legal.
Entre os cinco projetos aprovados no Tocantins, dois são liderados por professores da UFT, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCIAmb). A professora Cynthia Miranda coordena o projeto “Governança policêntrica, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável na Pan-Amazônia”, enquanto o professor Thiago Portelinha lidera o estudo “Mudanças climáticas e a sociobiodiversidade amazônica: perspectivas da herpetofauna”.
Para a professora Cynthia, que também atua como professora do curso de Jornalismo, do PPGCIAMB, do PPGCOM e é coordenadora do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia no Tocantins (Legal), o encontro representa uma oportunidade estratégica. “A iniciativa oferece um aporte de recursos volumoso que é capaz de avançar na redução das desigualdades na área de Ciência e Tecnologia na Amazônia Legal. Participar do workshop é uma oportunidade de troca de experiências que podem resultar em novas pesquisas e conexões entre pesquisadores da região", afirma.
O professor Thiago Portelinha, do curso de Engenharia Ambiental, reforça a importância da participação da UFT no evento. “Participar deste workshop integrador é uma oportunidade única de discutir ciência na Amazônia, trocar experiências com outros pesquisadores e reafirmar o compromisso da UFT com a conservação da sociobiodiversidade frente aos desafios das mudanças climáticas”, destaca. Ele também é coordenador do Laboratório de Caracterização de Impactos Ambientais (LCIA) e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPGBEC).
Mais informações sobre os projetos apoiados pela Iniciativa Amazônia+10 estão disponíveis no site institucional do programa, que oferece um resumo executivo de cada proposta contemplada.
Com informações de Cynthia Miranda