Esse site utiliza cookies
Docente da UFT recebe Comenda da Ordem do Mérito de Educação e Integração pela SBEI
O professor Gilson Porto Júnior, da Universidade Federal do Tocantins, recebeu no último dia 29 de novembro de 2025 a Comenda da Ordem do Mérito de Educação e Integração, concedida pela Sociedade Brasileira de Educação e Integração (SBEI). A honraria é destinada a pessoas que se destacam pelos serviços prestados nas suas áreas e que atuam em favor da sociedade.
Segundo o professor Gilson Porto o reconhecimento está ligado ao trabalho desenvolvido na educação:
“Esse é o retorno do trabalho realizado na educação tocantinense e brasileira ao longo dos últimos 20 anos, na formação de professores e pesquisadores, graduados, especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, além dos diversos projetos e pesquisas desenvolvidos no Opaje na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e nas redes interinstitucionais.”
Porto Júnior coordena o Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) da UFT e já recebeu, anteriormente, outras premiações, como a Medalha Ennio Candotti de Divulgação Científica (UFF, 2024), o Prêmio Hilton Japiassu (UFT, 2018) e o Prêmio UFT de Divulgação Científica (UFT, 2019).
Além disso, o docente atua nos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal Fluminense. Desde 2018, é pesquisador colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, em Portugal. Porto coordena a Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha (Rebol), desde 2015, e participa de redes como RedeCT, Renoi, Rede Amlat, RNCD, Felafacs e Ciespal.
Entre os homenageados, em anos anteriores, estão nomes como o Imperador Hiroito do Japão; o Príncipe Hakihito; o primeiro-ministro Takeo Fukuda; o embaixador Kenzo Yoshida; o presidente João Batista Figueiredo; o senador Romeu Tuma; o governador de São Paulo, Mário Covas; os ministros Elizeu Rezende e Mário Andreazza; e o príncipe Dom Pedro de Orleans e Bragança.