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Discentes do curso de Pedagogia da UFT em Miracema visitam Escola Família Agrícola de Porto Nacional
No dia 25 de setembro, 18 discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Câmpus de Miracema, acompanhados por dois alunos do Programa de Mestrado em Serviço Social, participaram de uma visita técnica à Escola Família Agrícola de Porto Nacional (EFAPN). A atividade fez parte da disciplina Campesinato e Pedagogia da Alternância, ministrada pelo professor Antônio Miranda de Oliveira.
A visita teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência concreta da Pedagogia da Alternância, metodologia que articula o processo educativo com o contexto familiar, comunitário e profissional dos alunos. Essa abordagem considera que a formação não ocorre apenas no ambiente escolar, mas também fora dele, conectando a educação com o trabalho e a vida no campo.
Inspirada em modelos europeus criados na década de 1930, especialmente na França e na Itália, a Pedagogia da Alternância chegou ao Brasil nos anos 1960, inicialmente em Santa Catarina. Hoje, está presente em 22 estados brasileiros, fortalecendo a educação do campo e promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.
Fundada em 1994, a EFAPN é uma escola pública que integra o Sistema Estadual de Educação do Tocantins. Atualmente, atende cerca de 250 estudantes, matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, vindos de 30 municípios do estado.
Mais do que uma escola, a EFAPN é o resultado da luta de trabalhadores rurais e movimentos sociais que buscaram alternativas para garantir uma educação de qualidade às populações do campo. Com uma proposta pedagógica centrada na realidade dos jovens do meio rural, a escola valoriza a cultura, o trabalho e a vida comunitária como elementos fundamentais do processo de aprendizagem.
Durante a visita, os discentes da UFT puderam conhecer de perto a estrutura da escola e seu Projeto Político Pedagógico (PPP), que destaca como objetivo principal o fortalecimento da Pedagogia da Alternância. A metodologia alterna períodos de estudo na escola com períodos de vivência nas comunidades de origem dos alunos, envolvendo ativamente as famílias e lideranças locais.
Segundo o PPP da EFAPN (2025), o propósito é “Fortalecer a Pedagogia da Alternância, período vividos na escola e período vividos nos seus coletivos de origem, propiciando o envolvimento das famílias e das lideranças comunitárias nas práticas de intercâmbio educativo, a fim de que, estudantes, pais, líderes e educadores-monitores participem nas diversas instâncias do trabalho educativo e da coletividade, identificando as dificuldades e buscando soluções para os problemas existentes”.
Essa abordagem proporciona uma formação integral, por meio de tempos e espaços educativos diferenciados, com foco na realidade dos alunos e no desenvolvimento sustentável de suas comunidades. A escola também conta com dispositivos pedagógicos específicos e uma rede de parceiros que apoia sua missão educativa.
A experiência foi vista pelos participantes como uma oportunidade rica de aprendizagem. Ao conhecerem uma escola que alia educação, trabalho, cultura e comunidade, os futuros pedagogos fortaleceram sua formação docente e ampliaram sua compreensão sobre os desafios e possibilidades da educação do campo.
A EFAPN se destaca como uma referência importante para a construção de uma educação mais justa, inclusiva e comprometida com os interesses das populações rurais e urbanas. Para os discentes da UFT, a visita foi muito mais do que uma atividade curricular foi um encontro com uma pedagogia que transforma vidas. (Com informações de Antonio Miranda, Professor do Curso de Pedagogia da UFT Miracema)