Esse site utiliza cookies
Diretório Acadêmico de Palmas realiza Recepção Unificada de Calouros com apoio institucional e protagonismo estudantil
O Diretório Acadêmico de Palmas Isabel Auler (DAPIA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizou a Recepção Unificada de Calouros do Câmpus de Palmas. A iniciativa foi organizada em articulação com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), centros acadêmicos, associações atléticas e grupos de representação indígena e quilombola, e ofereceu um momento institucional de acolhimento, integração e informação para os novos estudantes da universidade.
A programação foi marcada por atividades ao longo do dia 29 de agosto. Os novos estudantes acompanharam a apresentação da Universidade; conheceram o Movimento Estudantil em palestra com a participação de Beatriz Ayres, vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Tocantins; compartilharam rodas de conversas setoriais voltadas aos grupos quilombolas, cotistas, dentre outros; diálogo sobre esporte e calendário de eventos; e, no fechamento, um espaço de apresentações culturais e a jornada com a tradicional Calourada Unificada, que reuniu milhares de estudantes tanto da UFT quanto de outras instituições de ensino.
Segundo a diretoria de Comunicação do Dapia, o evento contou com apoio da Reitoria e da Direção do Câmpus de Palmas na articulação com os coordenadores de cursos, garantindo maior alcance e participação.
O presidente do Dapia, Vitor Castro, ressaltou em ofício a importância da ação conjunta, cujo objetivo é possibilitar que os calouros conheçam a UFT em sua totalidade — desde a estrutura acadêmica até as oportunidades de participação estudantil. Segundo ele, a parceria entre a gestão universitária e o movimento estudantil é fundamental para o acolhimento e a integração dos novos acadêmicos.
O diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, destacou a conexão direta do Dapia com os novos alunos: “Eles conseguiram organizar uma programação da recepção pensada para mostrar a riqueza e a diversidade da UFT. Desde as apresentações institucionais, passando pelas rodas de conversa que valorizaram diferentes grupos sociais, até os momentos culturais e de integração. O Dapia cumpriu seu protagonismo ao acolher os calouros e apresentar a UFT em sua totalidade”, parabenizou o gestor.