Esse site utiliza cookies
Detentos reescrevem suas histórias com curso de jogos digitais da UFT
A educação tem o poder de transformar vidas, e 25 detentos da Unidade Penal Barra da Grota, em Araguaína, estão vivendo essa transformação. Eles concluíram o curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais, oferecido pelo programa Conectando Futuros, criado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
O curso, com carga horária de 200 horas, prepara os alunos para o mercado de tecnologia da informação, uma área com alta demanda por profissionais qualificados. Mais do que aprendizado técnico, o programa também contribui para a diminuição da pena, permitindo que os internos demonstrem disciplina e interesse em se reintegrar à sociedade.
Para o coordenador nacional do Conectando Futuros da UFT, George França, o curso oferece aos detentos a oportunidade de se reinserir na sociedade. “Hoje há uma grande demanda por profissionais qualificados na área de tecnologia da informação. A ideia é formar pessoas preparadas para assumir diferentes funções no mercado de trabalho e contribuir com a sociedade. Estamos oferecendo três áreas de atuação em tecnologia, promovendo capacitação e inclusão desses alunos no mundo do trabalho”, afirmou.
O programa tem previsão de formar 300 alunos ao longo do ano no Tocantins e já está presente em outras cidades como Araguaína, Gurupi e Palmas, além de estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Amazonas, em parceria com o Ministério do Trabalho. São oferecidas três áreas de atuação na área de tecnologia, promovendo capacitação e inclusão no mercado de trabalho.
Segundo o chefe de segurança, Anailton Delmondes da Silva, “procuramos aqueles detentos que já demonstram disciplina aqui dentro, aqueles que realmente estão em busca de mudança. O projeto ajuda a melhorar essa disciplina, além de facilitar a reintegração à sociedade e a ressocialização de forma mais tranquila”, afirma.
A professora Nayara Pires destaca a motivação dos alunos: “É muito prazeroso, porque eles recebem o conhecimento com entusiasmo e alegria, sempre dispostos a aprender coisas novas”, afirma.
A vivência no curso tem marcado profundamente os detentos. “Esse curso é maravilhoso. Eu já participei de cursos de pedreiro, encanador e pintor, e agora estou na área de informática. Só tenho a agradecer”, comenta um dos participantes, visivelmente motivado. Outro reforça: “É uma capacitação para, quando eu sair, poder ajudar minha esposa, minhas filhas e meus familiares. É uma nova perspectiva de vida”.
A dedicação e o entusiasmo dos alunos chamam a atenção dos professores. “Ensinar fica ainda mais prazeroso quando eles querem aprender. Todo conhecimento que trazemos é acolhido com muita felicidade”, afirma uma das docentes do curso.
Com novas turmas previstas ao longo do ano, o Conectando Futuros segue abrindo portas para a educação, mostrando que, mesmo em situações adversas, o conhecimento é capaz de reescrever histórias e abrir caminhos para um futuro melhor.
Com informações do G1 Tocantins