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Delegação do Câmpus de Miracema participa do Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI) 2025
Entre os dias 5 e 8 de agosto, uma delegação do Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins (UFT), composta por professores e estudantes, participou do XII Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI), realizado em Manaus (AM). Com o tema “Justiça climática e direitos humanos: as ciências indígenas como redes de trocas para o equilíbrio humano no mundo terrestre”, o evento reuniu representantes de diversas instituições e etnias de todo o país.
Ao todo, oito trabalhos científicos foram apresentados por estudantes e docentes do Câmpus de Miracema, evidenciando o fortalecimento da produção acadêmica na área. As pesquisas abordaram temas diversos, com destaque para os diálogos entre saberes tradicionais e acadêmicos, a valorização da ancestralidade indígena e os desafios pedagógicos enfrentados por estudantes, escolas e universidades.
Veja a lista de trabalhos e autores:
- Surgimento dos clãs e do fogo: contribuições da narrativa para o ensino de língua materna e da cultura Akwẽ-Xerente e para as escolas indígenas – Antônio Simãwe Xerente; Luciane Silva de Souza (Orientadora) (Resultado de pesquisa PIBIC-2024);
- Reprodução no ambiente acadêmico da situação de invisibilidade da mulher indígena na cultura e na memória Akwẽ-Xerente - Larieny Smikidi de Brito Xerente; Luciane Silva de Souza (Orientadora) (Pesquisa realizada a partir das reflexões em reuniões do Grupo de Trabalhos Indígenas e das vivências na Universidade e fora dela);
- A educação escolar indígena e os saberes das mulheres Akwẽ-Xerente: o Warã das mulheres como espaço de aprendizagem na escola – Letícia Hirêki Marinho Xerente; Luciane Silva de Souza (Orientadora) (Pesquisa realizada durante a festa cultural Dasĩpê, Aldeia Morrão e festa cultural Dasĩpê, aldeia Salto Kripe);
- A arte do povo inỹ- karajá como mecanismo de valorização da cultura - Claudia Hakuwi Kuady Karajá; Luciane Silva de Souza (Orientadora);
- Desafios dos acadêmicos indígenas Akwẽ-Xerente no Ensino Superior: algumas reflexões - Dione Srewasa Xerente; Luciane Silva de Souza (Orientadora) (Pesquisa realizada a partir do projeto de Extensão Jogos Indígenas de Miracema);
- Memória e identidade cultural do povo Akwẽ-Xerente como resistência na Universidade Federal do Tocantins – Luis Carlos Xerente; Luciane Silva de Souza (Orientadora) (Pesquisa realizada a partir do projeto de Extensão Jogos Indígenas de Miracema);
- Bem Viver e território indígena: a resistência dos Povos Iny, da ilha do Bananal - Narruria Javaé, Waiti Pereira Brito Xerente, Maria Eduarda Oliveira de Souza, Ricardo Monteiro Guedes de Almeida (Orientador);
- Direito à Educação Antirracista na Comunidade dos Povos Indígenas - Wereodi Karaja, Márcio Bernardes de Carvalho (Orientador).
Representaram presencialmente o Câmpus de Miracema no ENEI 2025 a professora Dra. Luciane Silva de Souza, do curso de Pedagogia, e os estudantes Antônio Simãwe Xerente (Educação Física), Dione Srewasa Xerente, Letícia Hirêki Marinho Xerente e Wereodi Karaja (Pedagogia), além de Narruria Javaé e Maria Eduarda Oliveira de Souza (Psicologia). A delegação agradece o apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proest), por meio do edital de fomento à participação em eventos. A professora Luciane também reconhece o incentivo da Reitoria, responsável pela concessão de diárias que possibilitaram o acompanhamento da equipe e a apresentação dos trabalhos.
Para a Professora Dra. Luciane Silva de Souza “a participação qualificada no ENEI é de extrema importância para incentivar a produção científica na área e promover o diálogo entre pesquisadores. Nossos alunos tiveram uma participação exemplar e estão de parabéns!”
Com informações de Marcio Bernardes de Carvalho