Esse site utiliza cookies
Cursos de Serviço Social e de Psicologia fortalecem parceria com a ONG ViraAção Cidadania e Inclusão Social
Estudantes dos cursos de Serviço Social e de Psicologia, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), fortaleceram a parceria com a ONG ViraAção Cidadania e Inclusão Social, em Miracema, durante visita institucional realizada no dia 24 de setembro. A atividade, foi acompanhada pelas professoras Débora Bolzan e Juliana Biazze Feitosa, o que resultará em ações de extensão no mês de outubro, voltadas principalmente às mulheres do Setor Novo Horizonte e comunidades vizinhas, em Miracema.
A ViraAção Cidadania e Inclusão Social é uma organização cultural e comunitária fundada em 2008, em Miracema do Tocantins. Desde então, atua na promoção da inclusão social, diversidade cultural e cidadania por meio de projetos sociais e culturais que transformam realidades, especialmente em comunidades periféricas e tradicionais. Bernardo da Silva Klepa, membro da Diretoria da ONG, afirma “entendemos que a cultura é um ato de resistência que precisa de continuidade: a dança, o artesanato, as vestimentas, a interação, a música, a identidade, as raízes, o patrimônio material e imaterial, as belezas naturais, as festas, são todos elementos da cultura local que devem ser preservados, promovidos e divulgados e essa é uma das missões da ViraAção. Nós acreditamos no seu papel protagonista dentro da comunidade”.
Situada no Setor Novo Horizonte I, um território periférico de Miracema, a ViraAção promove intensa participação da comunidade nas ações e projetos que realiza, articulando a comunidade local, lideranças, instituições e as redes de serviços locais. “Aqui no setor há muita demanda por atuação do poder público e de outras organizações, como faz a ViraAção. Aqui são latentes os casos de violência, principalmente violência contra a mulher, contra crianças e adolescentes; há muitos casos de abuso sexual e a pobreza é extrema”, afirmou Lêda Galvâo Matias, integrante da Diretoria da ViraAção.
As ações de extensão que serão realizadas em outubro integram a curricularização da extensão do Serviço Social na disciplina CCEx Gestão, Planejamento e Projetos Sociais II, as atividades de estágio obrigatório de Núcleo Comum II do curso de Psicologia, no Fórum de Miracema, e as atividades do projeto de extensão Psicologia, Arte e Políticas Públicas.
Como parte da formação acadêmica, os estudantes de Serviço Social e Psicologia conduzirão o planejamento, divulgação, execução e avaliação das ações de extensão junto à comunidade, assumindo a liderança dos encontros. Esse processo é fundamental para a formação de assistentes sociais e psicólogos com posturas críticas, criativas, proativas e propositivas.
Com informarções de Débora Bolzan