Esse site utiliza cookies
Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola inicia atividades no Câmpus de Arraias
No último dia 8 de julho, teve início o Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (LIEEQ) pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Arraias. O curso visa formar Educadores/Professores quilombolas para atuarem na escolarização de suas comunidades e em diferentes espaços educacionais.
O Parfor Equidade é um programa especial dentro do (Parfor) coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e idealizada junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) que visa formar professores em licenciaturas específicas para atender às demandas da educação básica indígena, quilombola, do campo, especial inclusiva e bilíngue de surdos
Os novos estudantes foram recepcionados com um café da manhã oferecido pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso e, como primeira atividade, participaram de uma apresentação do Ponto de Cultura Associação Cultural Chapada dos Negros, sob a liderança do Mestre Fumaça. Em seguida, os estudantes realizaram uma visita guiada pelo câmpus para conhecer os setores, laboratórios e demais espaços.
A cerimônia de abertura contou com a presença da diretora do Câmpus, Adriana Stephani; do representante da secretaria acadêmica, Rosalvo Carvalho; da representante da Diretoria de Assistência Estudantil, Rebeca Mendes; e do bibliotecário Isaías Barreto.
No dia 12 de julho, ocorrerá a Aula Inaugural do Curso, ministrada por mestres e mestras dos saberes da tradição quilombola das comunidades que têm estudantes matriculados.
O objetivo do LIEEQ é formar Educadores/Professores quilombolas para assumirem o processo de escolarização em suas comunidades, bem como nos diferentes espaços educacionais formais, não formais e comunitários.
O coordenador do curso, Kaled Sulaiman Khidir, destaca que se espera que o profissional da educação formado no Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, por meio de sua atividade docente, assegure o conhecimento identitário do educando. Dessa forma, ele visa fortalecer a autonomia intelectual e sociocultural, além de desenvolver políticas educacionais que respeitem a diversidade dos sujeitos sociais, possibilitando intervenções sociais baseadas na relação entre saberes tradicionais e conhecimentos científicos.
O curso terá uma metodologia dialógica e interativa, com base na realidade das comunidades quilombolas. Os estudantes participarão de aulas teóricas, práticas, atividades de campo e pesquisa, além de seminários e palestras com especialistas.