Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Localização e ContatosAcesso à InformaçãoConcursos e SeleçõesComunicaçãoOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Coordenação de Infraestrutura do Câmpus de Palmas inicia limpeza dos reservatórios de água em janeiro de 2026
    QUALIDADE

    Coordenação de Infraestrutura do Câmpus de Palmas inicia limpeza dos reservatórios de água em janeiro de 2026

    Ação garante segurança, saúde e qualidade da água consumida pela comunidade acadêmica

    Por  Marlon Brito e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 12/12/2025 - 14:30  | Atualizado em 12/12/2025 - 20:29
    Compartilhe:

    A Coordenação de Infraestrutura (Coinfra) do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) iniciará, entre os dias 13 e 17 de janeiro de 2026, a 1ª etapa da limpeza e sanitização dos 52 reservatórios de água potável da Unidade. A ação será executada pela empresa contratada GHS Indústria e Serviços, seguindo rigorosos padrões de segurança, saúde e sustentabilidade.

    Para fins de planejamento e acompanhamento, a Coinfra informa que poderão ocorrer faltas de água durante o período programado para a limpeza e pede desculpas por eventuais transtornos. A Programação de Limpeza de Reservatórios – 1ª Etapa 2026 está disponível no link (clique aqui). Mais informações — ou para comunicar falta de água, vazamentos e outros problemas — a comunidade acadêmica pode entrar em contato com a Coinfra pelo telefone/WhatsApp (63) 3229-4759 ou pelo e-mail coinfra@uft.edu.br.

    De acordo com o coordenador da Coinfra, professor Kedson Lima, o procedimento é essencial para a preservação da qualidade da água e já faz parte da rotina da Instituição.

    “A limpeza dos reservatórios é uma ação de grande importância. Ela garante não apenas o cumprimento das exigências regulatórias, mas também a qualidade da água disponibilizada para toda a comunidade. Esse procedimento ocorre a cada seis meses, é cuidadosamente planejado para não prejudicar o funcionamento do Câmpus e envolve várias equipes em uma logística intercalada entre blocos e estruturas para evitar interrupção no fornecimento.”

    O diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, destaca que o serviço está entre os investimentos prioritários da gestão:

    “A limpeza dos reservatórios é um dos investimentos prioritários que temos feito com os recursos do Câmpus, pois representa um compromisso direto com a saúde e o bem-estar de toda a comunidade acadêmica. Quero também parabenizar as equipes da Coinfra pelo planejamento, pela seriedade e pelo profissionalismo com que conduzem esse trabalho essencial. Reforço ainda a importância de que estudantes, servidores e demais usuários entrem em contato com a Coinfra sempre que identificarem falta de água, vazamentos ou qualquer irregularidade. A comunicação rápida da comunidade nos ajuda a agir com eficiência e garantir soluções dentro do tempo adequado.”

    O fiscal do contrato e servidor da UFT, Rildo Taveira, explica que o trabalho segue normas de saúde pública e garante segurança sanitária no abastecimento:

    “O serviço assegura a qualidade da água consumida, prevenindo riscos microbiológicos e químicos. A limpeza e desinfecção são realizadas semestralmente, conforme contrato e a Portaria 888/2021, removendo sedimentos e biofilmes. Toda a execução é documentada com relatórios e certificados, garantindo transparência e conformidade.”

    O supervisor da empresa GHS, Mailson Evangelista, detalha que o processo segue protocolos rigorosos de segurança baseados na legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e em normas como NR-33 e NR-35:

    “Antes do início, realizamos análise preliminar de risco, permissões de trabalho, aferição de gases com multigás calibrado e liberação do espaço confinado. Os técnicos acessam os reservatórios com EPIs completos, fazem a remoção das sujidades e realizam a sanitização com produtos credenciados, como o hipoclorito de sódio a 70%, aplicado conforme o volume de cada reservatório.”

    A ação contemplará reservatórios do tipo taça, de concreto e demais modelos estruturais presentes no Câmpus de Palmas.

    A imagem mostra um reservatório de água alto, pintado de branco, com as letras “RU” em preto na parte frontal. Ele possui uma escada metálica externa que leva até a parte superior, onde há um pequeno guarda-corpo circular. O reservatório fica ao lado de um prédio grande de fachada verde e cinza, com janelas amplas. Em primeiro plano, há uma calçada de concreto com uma faixa tátil vermelha ao centro, cercada por grama alta. À esquerda, vê-se uma rua com postes de energia, árvores e algumas placas de trânsito. O céu está nublado, dando um tom cinza à cena.
    Reservatório de água identificado como “RU” localizado próximo ao Restaurante Universitário do Câmpus de Palmas da UFT. (Foto: Divulgação)


    Tags:  Palmas,  Coinfra.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.