Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Coordenação de Infraestrutura divulga orientações para o uso adequado de aparelhos de ar-condicionado
    Orientações

    Coordenação de Infraestrutura divulga orientações para o uso adequado de aparelhos de ar-condicionado


    Por  marlon.brito  | Publicado em 01/12/2023 - 13:31  | Atualizado em 13/05/2024 - 20:54
    Compartilhe:

    Em busca de assegurar a eficiência e a durabilidade dos sistemas de ar-condicionado, a Coordenação de Infraestrutura (Coinfra), do Câmpus de Palmas/UFT, lançou orientações destinadas à comunidade universitária.

    O engenheiro eletricista Paulo César de Castro Filho, coordenador da Coinfra, destacou que as medidas são cruciais para o cuidado adequado dos aparelhos de ar-condicionado, entre elas, evitar fazer ajustes sem acompanhamento técnico. “Mantemos disposição para auxiliar na manutenção correta. Por exemplo, não inserir objetos estranhos nos aparelhos, o que pode causar danos e comprometer o seu funcionamento”, esclarece.

    A tradicional solicitação de manter portas e janelas fechadas durante o funcionamento do ar condicionado é uma das orientações, evitando assim a entrada de ar externo. Além disso, as recomendações aos usuários seguem a necessidade de configurar a temperatura dos aparelhos para 23°C ou acima, visando não apenas ao conforto dos ambientes, mas também à eficiência energética. No mesmo sentido, é sugerido configurar a ventilação para o modo "AUTO" e a direção do ar para "OSCILAR" a fim de proporcionar uma distribuição uniforme do ar.

    Paulo César reitera que em caso de necessidade de manutenção, a Coinfra disponibiliza um formulário online pelo link (clique aqui) ou o contato pelo número 3229-4759, via WhatsApp. “A adoção desses cuidados não apenas prolonga a vida útil dos equipamentos, mas também contribui para a eficiência do sistema de ar-condicionado, evita problemas que podem deixar os ambientes sem ar-condicionado até que se resolva a demanda, e garante ambientes mais confortáveis e saudáveis para todos”, finaliza o coordenador.

    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.