Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Comunidade acadêmica discutirá práticas pedagógicas na construção do novo PPI
    Inovação Pedagógica

    Comunidade acadêmica discutirá práticas pedagógicas na construção do novo PPI


    Por  danieldossantos  | Publicado em 19/11/2019 - 15:31  | Atualizado em 13/05/2024 - 20:50
    Compartilhe:

    A UFT convida toda a comunidade acadêmica a participar da discussão para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), documento que norteia o ensino, pesquisa e extensão na instituição.

    Esse processo será coordenado pelo Fórum da Inovação Pedagógica, que tem por objetivo orientar os estudos e debates a serem realizados sobre ao cenário formativo da UFT, problemas contemporâneos, pesquisas e práticas desenvolvidas referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão, priorizando mitigar os índices de retenção e evasão, com vistas à elaboração de políticas institucionais.

    O resultado dos trabalhos subsidiará a elaboração do Projeto Pedagógico Institucional – PPI, para potencializar a qualidade da formação na graduação e na pós-graduação da UFT, evidenciando a identidade institucional.

    O que é o PPI?

    O PPI fundamenta todo o trabalho educativo desenvolvido na Universidade, tanto na graduação quanto na pós-graduação e integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

    Por meio do PPI, o colegiado organiza o projeto pedagógico do curso. Para os alunos, os efeitos são as melhorias dos processos de ensino e aprendizagem. O trabalho também perpassa pelas atividades dos técnicos ao orientar, por exemplo, as ações dos servidores das bibliotecas, secretarias acadêmicas e laboratórios.

    Com o conhecimento desse documento, há uma compreensão mais ampla sobre o papel social da Universidade.

    Motivos para participar

    A pró-reitora de Graduação, Vânia Passos, pontua os diversos fatores pelos quais o envolvimento da comunidade na discussão sobre o PPI é importante:

    - O PPI é o documento que embasa as práticas de ensino, pesquisa e extensão na UFT, e envolve todos que se relacionam à estas atividades.

    - Estudantes, professores e técnico-administrativos poderão contribuir para a construção do que desejam que a UFT seja, em conformidade aos objetivos institucionais.

    - Além da contribuição de cada um, participar do processo também representa amadurecimento aos próprios envolvidos na discussão para a compreender a visão sistêmica das ações pelos propósitos definidos no PPI e PDI.

    Quem pode participar? Como?

    Toda a comunidade acadêmica deve participar do processo de construção do PPI, por meio dos sete grupos de trabalhos instituídos em cada câmpus. Os interessados devem procurar a direção de seu câmpus.

    Nos dias 26 e 27 de novembro haverá o Encontro de Inovação Pedagógica, no Câmpus de Palmas.

    Grupos de trabalho

    GT 1: Metodologia de Ensino – Inovação pedagógica: desafios conceituais e metodológicos para o ensino e à aprendizagem; relação teoria e prática; respeito ao outro e às culturas, tecnologias educacionais.
    Presidente: Ana Carmem de S. Santana.

    GT 2: Avaliação de Cursos– Avaliação interna e externa de cursos: indicadores e critérios; avaliação por área de conhecimento.
    Presidente: Clarete de Itoz

    GT 3: Estrutura e Conteúdo Curricular - Matriz formativa; flexibilização curricular; pré-requisitos; formas de oferta de disciplinas; objetos de conhecimento – competências e habilidades (dcns); creditação da extensão.
    Presidente: Eduardo Cezari

    GT 4: Avaliação de Programas de Formação Acadêmica e Assistência Estudantil – Apoio aos alunos-ingressantes, programas e impactos na formação, avaliação da aprendizagem, tecnologias educacionais.
    Presidente: Fernando S. Barros

    GT 5: Ingresso na UFT – objetos de conhecimento; conexão educação básica e educação superior; ideal universitário e realidade da formação básica.
    Presidente: Ladislau do Nascimento

    GT 6: Egresso UFT – Formação e Mundo do Trabalho; perfil do egresso; formação profissional.
    Presidente: Eduardo Simões

    GT 7: Internacionalização – qualidade do ensino, pesquisa e extensão; desafios conceituais e metodológicos; responsabilidade social, pedagógica, econômica, cultural e política; conexão com a educação básica; objetivos; respeito ao outro e às culturas.
    Presidente: Thelma Lage

    Programação
    DIA 26/11/2019

    08h - Abertura do evento
    08h30 - PDI de 2021 a 2028: Uma grande oportunidade de Inovação Acadêmica (Prof. Dr. Eduardo Andreas Lemus Erasmo)
    09h - Projeto Pedagógico Institucional: Contexto e perspectivas (Profª Dr.ª Vânia Maria de Araújo Passos)
    09h30 - Projeto Pedagógico Institucional: Diálogo, compromisso e inclusão (Prof. Dr. Frank Leonardo Casado)
    14h - Construção do PPI: Apresentação dos trabalhos dos GT´s
    16h30 - Café

    DIA 27/11/2019

    08h30 - O modelo da UFLA em Governança Universitária: acertos e desafios (Prof. Msc. Adriano Higino)
    14h30 - Mesa-redonda: Inovação Pedagógica e de Gestão: Desafios da UFT (Prof. Dr. Eduardo Andreas Lemus Erasmo | Profª. Dr.ª Vânia Maria de Araújo Passos)
    16h30 - Café

     



    Tags:  Prograd,  Geral,  Proap,  Home.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.