Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Câmpus de Miracema da UFT promove Encontro de Troca de Saberes das Mulheres Indígenas
    INTERCULTURALIDADE

    Câmpus de Miracema da UFT promove Encontro de Troca de Saberes das Mulheres Indígenas

    Evento realizado no dia 5 de setembro marcou o Dia Internacional da Mulher Indígena

    Por  Bianca Zanella  | Publicado em 10/09/2025 - 16:01  | Atualizado em 15/09/2025 - 14:39
    Compartilhe:

    No dia 5 de setembro, Dia Internacional da Mulher Indígena, o Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu, no Auditório da Unidade Warã, o “Encontro de Troca de Saberes das Mulheres Indígenas”. O evento foi organizado pelas estudantes ligadas ao Grupo de Trabalho Indígena (GTI) do câmpus.

    Foto: Divulgação

    O encontro teve como objetivo promover a união entre as mulheres, o fortalecimento coletivo, a preservação da cultura e a resistência frente aos desafios vividos no curso superior. Para as organizadoras, o momento representou um espaço de troca de saberes, onde mulheres indígenas acadêmicas compartilharam suas trajetórias e experiências no meio universitário.

    Foto: Divulgação

    Alunas representantes dos diversos cursos do câmpus (Educação Física, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social) apresentaram suas demandas e também ouviram relatos das colegas. Especificidades que fazem parte do cotidiano das mulheres indígenas universitárias, que por vezes são mães de um ou mais filhos e residem nas aldeias, em locais distantes da cidade, foram colocadas em foco. Assim, o encontro evidenciou a importância da união entre estas mulheres para a defesa dos seus direitos.

    Foto: Divulgação

    O evento contou com falas potentes das estudantes indígenas, além da participação das professoras do Curso de Pedagogia, Kalina Ligia Almeida de Brito Andrade e Luciane Silva de Souza. Na avaliação dos organizadores, além de incentivar a participação em eventos acadêmicos, o encontro abriu espaço para interação entre os alunos e contribuiu para o fortalecimento da identidade cultural das mulheres indígenas.


    Tags:  Miracema,  Estudantes Indígenas,  Serviço Social,  Psicologia,  Pedagogia Miracema,  Educação Física,  Jogos Indígenas.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.