Esse site utiliza cookies
Câmpus de Miracema da UFT promove Encontro de Troca de Saberes das Mulheres Indígenas
No dia 5 de setembro, Dia Internacional da Mulher Indígena, o Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu, no Auditório da Unidade Warã, o “Encontro de Troca de Saberes das Mulheres Indígenas”. O evento foi organizado pelas estudantes ligadas ao Grupo de Trabalho Indígena (GTI) do câmpus.
O encontro teve como objetivo promover a união entre as mulheres, o fortalecimento coletivo, a preservação da cultura e a resistência frente aos desafios vividos no curso superior. Para as organizadoras, o momento representou um espaço de troca de saberes, onde mulheres indígenas acadêmicas compartilharam suas trajetórias e experiências no meio universitário.
Alunas representantes dos diversos cursos do câmpus (Educação Física, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social) apresentaram suas demandas e também ouviram relatos das colegas. Especificidades que fazem parte do cotidiano das mulheres indígenas universitárias, que por vezes são mães de um ou mais filhos e residem nas aldeias, em locais distantes da cidade, foram colocadas em foco. Assim, o encontro evidenciou a importância da união entre estas mulheres para a defesa dos seus direitos.
O evento contou com falas potentes das estudantes indígenas, além da participação das professoras do Curso de Pedagogia, Kalina Ligia Almeida de Brito Andrade e Luciane Silva de Souza. Na avaliação dos organizadores, além de incentivar a participação em eventos acadêmicos, o encontro abriu espaço para interação entre os alunos e contribuiu para o fortalecimento da identidade cultural das mulheres indígenas.