Esse site utiliza cookies
Atendimentos da Incubadora Social da UFT promovem fortalecimento de vínculos nas comunidades
A Incubadora Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social da Prefeitura de Palmas, realizou nesta sexta-feira (25) mais um encontro do cronograma de atendimentos psicossociais do projeto no CRAS Kanela, na Quadra 407 Norte. Com 25 participantes, a atividade desta semana teve como foco a partilha de histórias de vida, a fim de promover o acolhimento e o fortalecimento dos laços entre os integrantes do grupo, que se autodenomina "Encontro dos Amigos".
Durante as dinâmicas que estimularam a memória, a escuta e o diálogo os participantes puderam compartilhar reflexões marcantes sobre a própria vida. “As águas não voltam mais”, disse uma senhora em alusão à importância de viver o presente. “A minha melhor fase é o agora", disse outra participante.
A psicóloga Hareli Cecchin, que conduziu a atividade, explicou como o grupo trabalhou temas importantes de forma participativa:
“Nós retomamos o que foi discutido no encontro anterior, como o contrato de convivência do grupo. Escrevemos as ideias numa cartolina e convidamos cada pessoa a assinar o documento, com ajuda para quem teve dificuldade. Depois, conversamos sobre o nome escolhido pelo grupo, ‘Encontro dos Amigos’, e fizemos a dinâmica do ‘Rio da Vida’, onde cada um contou um pouco da sua história a partir de um desenho. Todos os rios pessoais se uniram simbolicamente em um grande rio: o rio da Incubadora Social.”
Ainda segundo Hareli, muitas pessoas disseram que mesmo com os desafios enfrentados no passado, especialmente na infância e juventude, estão vivendo agora a melhor fase da vida.
O assistente social Francisco Neto também participou da condução da atividade e destacou a importância do legado que cada um deixa ao longo da vida que, assim como um rio, está sempre seguindo em frente.
O encontro terminou com um momento de agradecimento, lanche e confraternização.
Esta ação faz parte do projeto Incubadora Social, que promove atendimentos psicossociais quinzenalmente no CRAS Kanela e no CRAS Karajá I, no Jardim Aureny III, para acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, a fim de promover uma maior autonomia e bem-estar. Confira o cronograma na página da Incubadora Social.
Para comunidades atendidas pelos demais Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Ação Social (Semas), oferece transporte gratuito aos interessados em participar dos encontros.