Esse site utiliza cookies
Artista e pesquisadora da UFT participa da 19ª edição do Noviembre Fotográfico em Cuba
A fotógrafa e artista visual Angel Lima, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM) e egressa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Latino Americanos e Territorialidades (PGELAT), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), participa neste mês da 19ª edição do Noviembre Fotográfico, o mais importante festival dedicado à fotografia contemporânea em Cuba. Promovido pela Fototeca de Cuba, o evento ocorre de 1º a 30 de novembro, reunindo artistas de 16 países em diversos espaços culturais da capital, Havana.
Angel apresenta fotografias da série “Invisibilidades visíveis” na mostra coletiva da galeria Habana Espacios Creativos, sob curadoria de Catherine Roque e Grethel Morell. A visitação, que será aberta ao público no dia 4 de novembro, dialoga com o tema central do evento — “Sigue buscando en lugares donde no hay nada” — ao transformar superfícies comuns, fragmentos de matéria e marcas do tempo em composições poéticas que revelam memórias, ausências e presenças sutis.
Explorando luz natural e composições minimalistas, a artista propõe uma experiência sensorial que ultrapassa o registro documental, convidando o público a enxergar o invisível por meio de volumes, texturas e efeitos artesanais de luz.
“Nesse trabalho, trago uma proposta diferente das minhas últimas produções. Dessa vez, exploro a fotografia experimental e abstrata. É desafiador, mas muito satisfatório testar outras linguagens da luz”, destaca Angel Lima.
Reconhecida por uma trajetória que transita entre a fotografia documental e experimental, Angel tem como eixo central de sua obra o olhar sensível sobre as culturas afro-indígenas, os territórios do Cerrado e as relações de gênero. Ao integrar a programação do Noviembre Fotográfico, realiza sua segunda participação internacional, reafirmando sua presença no circuito da arte contemporânea e ampliando o alcance de sua linguagem visual e poética.
A artista estreou no cenário internacional em 2021, com a mostra coletiva feminina Luz del Fuego, realizada em Buenos Aires, na Argentina. Sua trajetória, que alia pesquisa acadêmica e produção artística, reflete o compromisso da UFT com a formação de profissionais que dialogam criticamente com a arte, a comunicação e a cultura latino-americana.
19º Noviembre Fotográfico: sobre o festival
Consolidado como um dos principais eventos dedicados à fotografia contemporânea no mundo, o Noviembre Fotográfico chega à sua 19ª edição, reunindo artistas cubanos e de 16 países com projetos individuais e coletivos.
As exposições ocupam importantes espaços culturais da capital cubana, como a Factoría Habana, Habana Espacios Creativos, Fundación Ludwig, Fábrica de Arte Cubano (FAC), Museo Alejandro de Humboldt, Casa Carmen Montilla, Plaza Vieja, Museo Servando Cabrera e o Palacio Conde de Lombillo, entre outros.
Com o tema “Sigue buscando en lugares donde no hay nada”, o festival propõe uma reflexão sobre o olhar fotográfico como ferramenta de descoberta, incentivando artistas a explorar novas percepções e territórios. A programação inclui mostras, conferências, intervenções públicas e projeções cinematográficas e fotográficas ao ar livre.
A mostra central desta edição é “Miradas en Espejos. Brasil y Cuba por Pierre Verger”, dedicada ao fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger, com curadoria de Alex Baradel, Concha Fontenla e Lissette Solórzano, e apoio da Embaixada do Brasil em Havana.
Serviço
Evento: 19º Noviembre Fotográfico
Tema do evento: “Sigue buscando en lugares donde no hay nada”
Período: 1º a 30 de novembro de 2025
Local: Havana (Cuba)
Realizadora: Fototeca de Cuba
Obras: Invisibilidade visíveis
Artista: Angel Lima
Abertura: 04 de novembro de 2025 (terça-feira)
Local: Habana Espacios Creativos, Havana (Cuba)
Curadoria: Catherine Roque e Grethel Morell
Promoção: Fototeca de Cuba
Mais informações: https://www.angellimafotoarte.com.br/