Esse site utiliza cookies
Análise do Sistema Socioeducativo no Tocantins conta com parceria da UFT
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) é parceira da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SASPDCA), da Secretaria da Cidadania e Justiça do Governo do Tocantins, e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), em estudo que envolve o levantamento sobre o atendimento socioeducativo no Tocantins, com o objetivo identificar os desafios e oportunidades para a melhoria de políticas públicas no Tocantins.
A metodologia adotada envolve a escuta ativa de adolescentes e jovens atendidos pelo serviço, além de entrevistas com seus familiares e com os servidores das unidades socioeducativas do Estado. Os resultados serão apresentados durante o Seminário de Avaliação e Revisão do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na etapa estadual da Revisão do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, nos próximos dias 30 e 31 de outubro de 2024 em Palmas.
Entre as etapas do trabalho de campo, o levantamento acadêmico é realizado pela Clínica de Direitos Humanos Raimunda Quebradeira de Coco, do curso de Direito da UFT, e da Rede de Cidadania e Direitos Humanos (RCDH). “Os resultados desse trabalho são aguardados com grande expectativa, uma vez que o diagnóstico pode influenciar diretamente as políticas públicas voltadas à proteção e reintegração de jovens no Estado”, comenta a professora Gleidy Braga Ribeiro que coordena a ação.