Esse site utiliza cookies
Alunos do ensino médio vivenciam a dinâmica universitária
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Gurupi, abriu suas portas para receber alunos do ensino médio da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa e do Colégio Militar do Estado do Tocantins Presidente Costa e Silva. A visita teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes uma visão abrangente das atividades desenvolvidas pela universidade, aproximando assim a instituição da comunidade externa e incentivando o ingresso dos adolescentes no ensino superior.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer laboratórios e o Viveiro Florestal, além de assistir a demonstrações de atividades ligadas aos cursos do câmpus. A atividade proporcionou um rico intercâmbio de conhecimentos, despertando o interesse dos jovens pela educação superior.
A chefe da Divisão de Estágio e Assistência Estudantil (Diest), Viviane Eliara Rosa Barbosa de Araújo enfatizou que a UFT garante a inclusão de pessoas com deficiência e explicou sobre os auxílios financeiros oferecidos aos estudantes em situação de vulnerabilidade social.
Representando a Divisão de Registro e Controle Acadêmico (Dirac), a servidora Fernanda Gonzaga Louça Pereira, esclareceu aos alunos sobre as modalidades de acesso à universidade e os sistemas de cotas disponíveis. “A UFT valoriza a diversidade e a inclusão. Nosso sistema de cotas é uma ferramenta essencial para garantir a equidade no acesso ao ensino superior. Além disso, nossa divisão se dedica a acompanhar de perto o percurso acadêmico dos estudantes, desde a matrícula até a formatura, oferecendo todo o suporte necessário para que eles possam se desenvolver plenamente,” explicou.
O anfitrião do evento, Coordenador Acadêmico, Taciano Peres Ferreira, enfatizou a relevância da visita e o impacto positivo que ela pode ter na escolha profissional dos alunos. “É com grande satisfação que recebemos estes jovens em nossa universidade. Queremos mostrar que a UFT está de portas abertas para todos que desejam construir um futuro brilhante através do conhecimento. Aqui, os alunos encontrarão um ambiente de aprendizado dinâmico e acolhedor, onde poderão desenvolver suas habilidades e transformar suas vidas,” pontuou o coordenador.
A visita foi encerrada com um tour pelo câmpus, incluindo visitas ao Laboratório de Vacinologia, ao Laboratório de Eletroquímica, ao Laboratório de Química Geral Multiusuário e ao Viveiro Florestal.