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Alunos de Economia da UFT ensinam consumo consciente para crianças em Palmas
No dia 18 de novembro de 2025, estudantes do segundo período do curso de Ciências Econômicas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promoveram uma oficina educativa voltada ao ensino de consumo consciente a crianças de 8 a 10 anos. A atividade faz parte do projeto de extensão EcoKids, desenvolvido dentro da curricularização da disciplina Programas e Projetos de Extensão I, coordenada pela professora Ana Lúcia de Medeiros, e tem como objetivo aproximar conceitos econômicos do cotidiano infantil de forma leve e divertida.
A ação foi realizada na Escola de Tempo Integral Luiz Rodrigues Monteiro, em Palmas, com aprovação da gestora Gerci Alves de Matos e supervisão da professora Gerusa Rocha dos Santos. Durante a tarde, os alunos conduziram a oficina “Consumo Consciente: Por que compramos por impulso?”, apresentando conceitos de consumo, necessidade e desejo, escolhas, sustentabilidade e planejamento financeiro. A equipe trabalhou a partir de uma palestra interativa com slides e diferentes atividades, incluindo jogos de “Sim ou Não”, debates, perguntas guiadas e exemplos práticos do cotidiano infantil — como brinquedos, Boobie Goods, slime e escolhas na hora de gastar dinheiro.
A atividade principal foi a dinâmica do “Mercadinho”, em que cada criança recebeu R$ 150 fictícios para fazer compras entre itens expostos em cartolinas. O objetivo foi mostrar que o dinheiro é limitado e que, ao escolher um produto, renuncia-se a outro, reforçando noções de prioridade, custo de oportunidade e planejamento. Durante a brincadeira, os estudantes puderam justificar suas escolhas, diferenciar desejo de necessidade e refletir sobre o que deixariam de comprar caso o dinheiro não fosse suficiente.
Por meio das dinâmicas, as crianças aprenderam a pensar antes de comprar, a diferenciar o que é realmente necessário e a compreender que cada decisão tem consequências. Além disso, foram incentivadas a desenvolver raciocínio lógico, noção de valor, organização e responsabilidade no uso do dinheiro.
A tarde foi marcada por momentos de aprendizado e descontração. Em cerca de três horas de atividades, o entusiasmo tomou conta da sala, e as crianças saíram com novas ideias sobre consumo — e um sorriso no rosto.