Esse site utiliza cookies
Alunos da UFT promovem minicurso sobre derivados lácteos para estudantes da educação básica
Alunos da disciplina de Prática Extensionista do curso de Engenharia de Alimentos, do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizaram um minicurso sobre derivados lácteos com estudantes da Escola Estadual Novo Horizonte e do programa educacional Bombeiros Mirins (Proebom). A ação, orientada pelo professor Tarso da Costa Alvim, objetiva difundir conhecimentos sobre a produção e os benefícios dos produtos lácteos durante a experiência prática e educativa para os participantes.
Durante o minicurso, os universitários demonstraram como produzir diferentes derivados do leite, como a bebida láctea de sabor morango, o queijo frescal temperado com chimichurri e os tradicionais picolés. Na programação os participantes realizaram uma degustação dos produtos preparados e ampliaram o interesse pela versatilidade do leite e sua importância em uma alimentação equilibrada, enquanto reconheciam a valorização da produção local desses alimentos.
Os alunos da UFT aproveitaram a oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe, além de fortalecer a interação com a comunidade. A atividade foi bem recebida pelos participantes, como destacaram professores e alunos do Bombeiros Mirins, ao considerarem o momento como “uma experiência incrível de aprender sobre a produção de alimentos e ainda degustar tudo isso”.
Uma perspectiva ressaltada pelos estudantes do Centro Acadêmico Flavio Alves Silva, do Curso de Engenharia de Alimentos (CAENA/UFT), foi o valor do minicurso em evidenciar o impacto positivo das ações extensionistas da UFT. "Essas iniciativas promovem uma integração entre teoria e prática que enriquece a formação dos universitários e fomenta o engajamento da comunidade em questões cruciais relacionadas à alimentação, nutrição, saúde e qualidade de vida", afirmaram.