Esse site utiliza cookies
Ação de extensão em parceria com a Liga pela Vida fortalece a interação dialógica da Universidade com a comunidade externa
Na noite do dia 10 de junho, estudantes do oitavo período de Serviço Social promoveram uma atividade de integração e de reflexão com a comunidade externa, em parceria com Organização não Governamental “Liga pela Vida: defesa das pessoas com câncer Rosa Idaló Silva”. A ação de extensão intitulada “O espelho que fala” integrou as atividades da disciplina CCEx V Gestão, Planejamento e Projetos Sociais II, ministrada pela professora Débora Bolzan.
A atividade foi realizada na casa da Dona Expedita, mulher em tratamento contra o câncer acompanhada pela Liga pela Vida. Dona Expedita é pedagoga, escritora, poetisa e egressa do Parfor em Pedagogia da UFT no Câmpus de Miracema, tendo se graduado em 2014.
Durante a ação, os estudantes planejaram e executaram dinâmicas de grupo voltadas ao acolhimento de mulheres em situação de tratamento de saúde. A principal dinâmica, O espelho que fala, proporcionou um momento de descontração no qual cada participante se olhou no espelho, refletiu sobre suas qualidades e se expressou, compartilhando características pessoais e sentimentos. Em seguida, as participantes se reuniram em duplas para trocar percepções sobre os aspectos positivos observados em sua dupla.
A proposta visou refletir sobre a empatia, beleza e autoestima. As dinâmicas executadas foram aprovadas pelas mulheres presentes, pois, buscaram estimular a auto percepção positiva e generosa, bem como as relações humanas de forma descontraída.
Como parte da ação, os estudantes entregaram um Guia de Serviços Públicos de Miracema, de autoria dos discentes da disciplina. O material reúne informações sobre serviços e políticas públicas — com ênfase nas áreas da saúde e da assistência social —, além de apresentar dados sobre movimentos sociais, grupos de apoio, projetos de extensão da UFT e um capítulo dedicado à temática da violência contra a mulher.
O QR Code abaixo apresenta a versão digital do Guia de Serviços
Encerrando a atividade em clima de confraternização, os estudantes organizaram uma decoração junina e ofereceram um lanche típico, proporcionando um momento de partilha entre todas as participantes.