Esse site utiliza cookies
Acadêmicos da graduação em Ciências Econômicas participam de visita técnica ao Centro de Pesquisa Canguçu
Estudantes do curso de Ciências Econômicas do Câmpus da UFT em Palmas e integrantes do Programa de Educação Tutorial em Economia (PET Economia) e das disciplinas de Economia Regional e Urbana e Economia do Meio Ambiente, ministradas pela professora Gisele Paiva, realizaram nos dias 31 de outubro e 2 de novembro uma visita técnica ao Centro de Pesquisa Canguçu, localizado na região da Ilha do Bananal, município de Pium, sudoeste do Estado. A atividade foi coordenada pelo professor Nilton Marques de Oliveira.
A visita fez parte das ações formativas do PET Economia e teve como objetivo aproximar os alunos das realidades socioambientais amazônicas, além de incentivar o contato direto com o trabalho científico voltado à pesquisa territorial e ambiental. A iniciativa proporcionou aos estudantes uma experiência vivencial em ambiente natural, integrando ensino, pesquisa e extensão.
Durante a programação, os acadêmicos conheceram a estrutura do Centro de Pesquisa Canguçu e participaram de debates sobre temas como desenvolvimento regional, economia ecológica e sustentabilidade. Também refletiram sobre os desafios enfrentados pelas populações tradicionais, observaram práticas de campo e discutiram o papel da universidade na conservação socioambiental.
Segundo o professor Nilton Marques, a experiência foi essencial para ampliar a compreensão sobre o desenvolvimento regional e as dinâmicas territoriais amazônicas:
“Levar os estudantes para vivenciar e compreender a realidade da Amazônia tocantinense fortalece a formação crítica, ética e cidadã. O contato direto com o território e com o ambiente natural desperta sensibilidade científica e reforça o compromisso da UFT com o desenvolvimento sustentável e a justiça socioambiental.”
Ainda conforme o docente, a atividade reforça o compromisso do PET Economia promove experiências acadêmicas que conectam teoria, prática e realidade social, contribuindo para a formação dos discentes.