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    EdUFT publica cartilha sobre a Lenda da Boiuna e a Educação Intergeracional na Amazônia
    LANÇAMENTO

    EdUFT publica cartilha sobre a Lenda da Boiuna e a Educação Intergeracional na Amazônia

    Periódico oferece um guia prático para educadores explorarem o imaginário cultural da Amazônia e promoverem o intercâmbio de saberes entre crianças e idosos, com base na lenda da Boiuna

    Por  Jordanna Simonelle e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 17/12/2024 - 18:46  | Atualizado em 17/12/2024 - 20:26
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    A lenda da Boiuna, que representa uma cobra guardiã dos rios e da floresta na Amazônia, ganha vida de uma forma educativa em Palmas, com o projeto intergeracional realizado no Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria. Essa iniciativa, que reúne crianças da educação infantil e idosos da Universidade da Maturidade (UMA), utiliza histórias e brincadeiras para promover o fortalecimento de laços entre as gerações e o resgate de tradições culturais essenciais.


    A mitologia da Boiuna é como uma metáfora para o cuidado com o meio ambiente e a proteção das riquezas naturais, ponto de encontro entre a sabedoria dos mais velhos e a criatividade dos mais novos. Por meio de atividades lúdicas como a contação de histórias, a construção de brinquedos com materiais reciclados e danças em grupo, o projeto preserva a tradição cultural local e promove uma conscientização ambiental de forma prática e acessível.


    Esse tipo de ação é um exemplo de como lendas e mitos podem ser aproveitados como ferramentas pedagógicas para tratar de questões ambientais e sociais, ao mesmo tempo em que fortalece valores como união, respeito e cuidado . A Boiuna, como símbolo de proteção da natureza, inspira crianças e adultos a se conectarem de forma mais profunda com o meio ambiente, promovendo uma convivência mais harmoniosa entre diferentes gerações.

    O impacto  vai além do aprendizado sobre a biodiversidade amazônica, pois oferece aos idosos um papel ativo e significativo na educação, enquanto as crianças têm a oportunidade de aprender de maneira mais interativa e afetiva. Este tipo de projeto pode facilmente ser replicado em outros contextos, criando espaços de aprendizado e troca que valorizam tanto as tradições culturais quanto a construção de um futuro mais sustentável.

    A iniciativa, que pode ser replicada em outros contextos, demonstra como lendas podem ser usadas como ferramentas pedagógicas para abordar questões ambientais e promover valores como união e cuidado mútuo. Além disso, reforça o papel da educação lúdica na formação integral das crianças, enquanto oferece aos idosos um espaço de contribuição ativa e significativa.

    Acesse o livro:

    Brincadeiras com a Boiuna da Amazônia: um guia para educadores intergeracionais




    Tags:  Educação,  UMA,  EdUFT.  
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