Esse site utiliza cookies
14ª edição da Oficina Nacional da Abepss discute a crise do capital e as pautas de luta do Serviço Social
Nesta terça-feira (04), foi realizada a XIV Oficina Nacional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). A atividade ocorreu em formato de mesa-redonda, com debate sobre o tema “Crise do capital, disputa de projetos societários e pautas de luta do Serviço Social”, e contou com a participação da professora Joana Valente (Abepss/UFPA), que atuou como coordenadora e palestrante.
O evento reuniu docentes, discentes e profissionais do Serviço Social em um espaço de reflexão crítica sobre os desafios enfrentados pela categoria diante da intensificação da crise do capital e do desmonte das políticas públicas.
Durante a mesa, a ´professora Joana enfatizou a importância da valorização dos direitos sociais e da luta coletiva na construção de um projeto societário alternativo à lógica dominante do capital, “Precisamos de um saber que não se alinhe a essa ordem societária vigente. Só conseguiremos avançar e conquistar mais direitos sociais se lutarmos coletivamente e com consciência crítica”, afirmou.
“A Oficina Nacional da Abepss tem como diretriz central discutir a formação e o Serviço Social no Brasil, promovendo debates contemporâneos e urgentes frente às expressões da questão social. Isso fomenta não apenas o exercício profissional, mas também o processo formativo. Por isso, é fundamental a participação de docentes, discentes e profissionais” (Joana Valente)
Segundo a professora Rosemeire dos Santos, organizadora do evento, a atividade proporcionou um importante momento de integração entre o debate político e a valorização das expressões culturais do Tocantins, “O evento trouxe a oportunidade de debater as políticas sociais que precisam ser fortalecidas em contrapartida à valorização do artesanato local e regional. Queremos que os artesãos possam divulgar seus trabalhos, aproveitar a presença de pessoas de várias partes do país e mostrar a riqueza do artesanato local e regional do nosso estado”, destacou.