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Quer depositar uma patente? Sua invenção é patenteável? Já avaliou se sua invenção atende aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial? Antes de continuar, dê uma lida na LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996, e saiba se sua invenção atende a todos os requisitos para ser protegido por patente.A Universidade Federal do Tocantins é a titular dos direitos de propriedade intelectual das criações geradas em suas instalações e/ou com utilização dos seus recursos por seus criadores (Resolução 72-2022 - Política de Inovação Tecnológica da UFT - Consuni-UFT.)
Servidores/as técnico-administrativos/as
Estudantes
Professores/as
Requisitos necessários
O passo a passo descrito abaixo é destinado aos servidores docentes e técnicos administrativos que tenham vínculo permanente com a Universidade; aos alunos, estagiários e orientadores de graduação ou de pós‐graduação na UFT; aos professores ou pesquisadores visitantes que tiveram suas inovações desenvolvidas nas instalações, ou com o emprego de recursos, dados, meios, materiais, informações e equipamentos da UFT.
Passos para iniciar o pedido de patente
1. Faça a busca de anterioridade. Verifique se o que deseja proteger já foi previamente protegido ou publicado. A busca é um importante indicativo para decidir se você entra com o pedido ou não. A busca pode ser feita através da base de dados nacional, pelo INPI e CAPES, e bases de dados internacionais: Espacenet, CIPO, USPTO, EPOLINE, JPO, FreePatents Online, Patentscope.
2. Redação da patente. A redação da patente deve conter (1) relatório descritivo; (2) reivindicações; (3) listagem de seqüências, se for o caso; (4) desenhos, se for o caso; e (5) resumo. O texto da redação deve estar de acordo como descrito no CAPITULO VI da Instrução Normativa 031/2013 e é de total responsabilidade do inventor.
Templates para patente de invenção:
Templates para patente de modelo de utilidade
Preencher o formulário de comunicação de invenção
Envio da documentação.
Todos os documentos listados abaixo devem ser enviados através do SEI para a Coordenação de Propriedade Intelectual (COPI/DITT/INOVATO/UFT para conferência.
Para o envio dos documentos via sistema de processos eletrônicos (SEI), os inventores alunos da UFT e outros (quando for o caso) do pedido de patente, precisam estar cadastrados como usuário externo no sistema. Para a realização deste cadastro clique em Solicitação de Pré-cadastro e preencha o formulário. Para auxiliar na realização desta tarefa o usuário deverá consultar o (Manual para Usuário Externo no SEI-UFT) e complementarmente deverá preencher o Termo de Declaração de Concordância e Veracidade_SEI-UFT e junto com o atestado de vínculo acadêmico atualizado envia-los para o e-mail: sei.adm@mail.uft.edu.br.
Recebimento de documentação: até 05 dias úteis